Paulo Lima 04/04/2013 Bem Estar

Nos dias atuais a cirrose é uma doença que vem assolando as pessoas e principalmente os jovens. Suas causas estão intimamente relacionadas com o consumo de álcool, além da adoção de comportamentos que possibilitam o surgimento deste malefício. Nesta matéria entenderemos um pouco mais sobre o que é e quais são os sintomas da cirrose, a fim de cortar o mal pela raiz. Saiba mais:

Saiba o que é e quais são os sintomas da cirrose (Foto: Divulgação)

O que é a cirrose?

A cirrose é uma doença crônica que atinge o fígado. Ela se caracteriza pela formação de nódulos e fibrose no local, que impedem a passagem de sangue e faz com que o órgão perca as suas funções vitais. Sua origem está geralmente associada ao consumo desmedido de álcool ou ainda pelo advento de doenças como hepatite B ou C.

Saiba mais através da matéria: Cirrose hepática – o que é e como tratar.

A cirrose é uma inflamação no fígado, que impede que o órgão desempenhe suas tarefas (Foto: Divulgação)

Para todos os casos a cirrose é um processo inflamatório, que se não tratado devidamente, pode ser fatal e ocasionar a morte do indivíduo. Em seu começo os sintomas da cirrose não se apresentam, advindo somente quando a patologia se encontra em um estágio mais avançado.

Entenda os riscos da cirrose e o seu tratamento adequado.

Sintomas da cirrose – quais são

Náuseas, vômitos, perda de apetite e consequentemente de peso, constipação, fadiga, pele e olhos amarelados, dores abdominais (principalmente na região do fígado), urina escura, queda de cabelo, inchaços e até mesmo dores de cabeça são alguns dos sintomas característicos da cirrose. Em alguns casos são comuns as aparições de vasos dilatados, erupções cutâneas e até mesmo desorientação psicológica e confusões mentais.

Inchaços e dores abdominais são sintomas do advento da cirrose (Foto: Divulgação)

Se você sente estes sintomas é primordial recorrer a um médico para diagnosticar o problema e agir com o tratamento necessário à patologia. Formas de evitar a cirrose são: não abusar de bebidas alcoólicas, utilizar preservativo durante as relações sexuais para evitar a hepatite e outras doenças, beber bastante água, aderir à uma alimentação saudável com recursos que não prejudiquem o fígado, além da prática constante de exercícios físicos.

Leia também: Hepatite C – Sintomas, como tratar.

Outros artigos

www.iamspe.sp.gov.br, Iamspe Saúde

06/05/2015

www.iamspe.sp.gov.br, Iamspe Saúde

www.iamspe.sp.gov.br, Iamspe Saúde - Saúde é um assunto sério por isso nós recomendamos que vocês deixem pessoas em que estão comprometidas com a qualidade dos seus ...

Parto humanizado: o que é

01/06/2012

Parto humanizado: o que é

[caption id="attachment_457206" align="aligncenter" width="569" caption="O parto é um momento muito importante para toda a família."][/caption] O parto humanizado...

Gelatina: benefícios, dicas, receitas

04/05/2012

Gelatina: benefícios, dicas, receitas

A gelatina é fácil de preparar e saborosa. Esse alimento é uma fonte de colágeno e proteína que ajuda a manter o tônus muscular, hidrata a pele e previne dores artic...