Sintegra mg, consulta

PUBLICIDADE

Disponível para consulta em todos os estados brasileiros, o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, mais conhecido como Sintegra, surgiu para facilitar o controle das informações fiscais passadas pelos contribuintes ao estado.

O Sintegra é um sistema que facilita o envio das informações fiscais para o estado, assim como o seu controle (Foto: Divulgação)

O Sintegra permite a cada estado fazer o controle informatizado das operações de entradas e saídas interestaduais, realizadas por parte dos contribuintes do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). O sistema tem como inspiração o modelo adotado pela União Europeia com relação ao IVA (Imposto sobre o valor agregado), que sofreu algumas adaptações para chegar às características do Brasil.

Além de permitir o intercâmbio de dados entre os fiscos estaduais e a Receita Federal, preservando o sigilo fiscal, o Sintegra tem o objetivo de verificar possíveis comportamentos anômalos por parte dos contribuintes, na tentativa de evitar a ocorrência de fraudes.

PUBLICIDADE

Consultando o sistema em São Paulo: Sintegra SP Consulta

Como fazer a consulta ao Sintegra MG

A consulta ao Sintegra MG é gratuita e feita através da internet (Foto: Divulgação)

As consultas ao Sintegra são gratuitas e podem ser feitas através da internet, acessando o site www.sintegra.gov.br, onde estão disponíveis as pesquisas para todos os estados brasileiros. No caso da consulta ao Sintegra MG, basta clicar sobre Minas Gerais no mapa mostrado na página inicial do sistema ou escolher o estado na lista das unidades federativas.

Em seguida, é necessário escolher o tipo de identificação que será usado para realizar a consulta ao Sintegra (CNPJ, CPF, Número de Inscrição ou Número de Inscrição Estadual do Produtor Rural), fornecer o número do documento escolhido e digitar os caracteres da imagem exibida na tela, clicando depois em “Pesquisar”.

Os resultados da consulta pública ao cadastro de contribuintes do ICMS em Minas Gerais, por meio do Sintegra, são mostrados na mesma página, depois que o sistema realiza pesquisa no banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais.

PUBLICIDADE

Consultando os dados do Espírito Santo: Sintegra ES, www.sintegra.es.gov.br

Quem é obrigado a enviar informações para o Sintegra

A consulta ao Sintegra MG é feita no banco de dados da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

São obrigados a enviar as informações para o Sintegra todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais por meio de sistema de processamento de dados eletrônico, incluindo aqueles que utilizam os serviços de escritórios de contabilidade ou de outras empresas terceirizadas. O envio é feito através de um programa validador, disponibilizado pelas Secretarias da Fazenda estaduais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.