O Sistema Nacional de Empregos (Sine), unidade de Várzea Grande, atendeu em janeiro deste ano, 7,5 mil candidatos a uma vaga no mercado de trabalho. Destes, mil foram encaminhados às empresas cadastradas, mas apenas oitenta e sete foram contratados. “Esse percentual é muito abaixo do que realmente esperamos, mas a falta de capacitação profissional é um dos entraves no momento da entrevista. Aquele que não tem habilidade dificilmente consegue o emprego”, destacou o gerente do órgão, Ivonir Caetano Rosa.
As empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratarem seus profissionais. “Muitas estão investindo na capacitação dos funcionários, disponibilizando cursos de qualificação. Já outras ajudam a custear parte da mensalidade daqueles que ingressam no curso superior”.
Lembre-se que no SINE você pode obter ajuda com outros serviços ligados direto ao trabalhador como cursos, entrada no Seguro Desemprego e outras informaçoes importantes.
Entre os serviços disponibilizados pelo Sine, está à qualificação de mão-de-obra do trabalhador, por meio do Programa Qualificar, que oferece cursos gratuitos – disponibilizando ainda vales-transporte e refeição, para que o aluno freqüente o treinamento sem nenhum gasto.
O Sine também disponibiliza emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); requerimento para Seguro Desemprego; intermediação de mão-de-obra; inclusão de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e de jovens ao mercado de trabalho, por meio do Programa Primeiro Emprego; qualificação de mão-de-obra, (Programa Qualificar); orientação psicológica e emissão de Currículo.
Os postos de atendimento no SINE de Várzea Grande estão oferecendo 299 vagas de emprego esta semana. As vagas são para diferentes perfis profissionais e níveis de escolaridade. Os candidatos que se interessarem pelas vagas em Várzea Grande e Cuiabá podem fazer a busca das vagas através do telefone.
As vagas de emprego em Várzea Grande para 2010 serão preenchidas com o benefício da carteira assinada. O coordenador da unidade do Sine da cidade lembra que essa é uma oportunidade de emprego temporário, já que as empresas procuram bastante esse tipo de serviço na passagem de um ano para outro, além de muitos trabalhadores temporários serem efetivados no fim do contrato. O objetivo do programa é a inclusão social e geração de renda do país.
Para a colocação na vaga o trabalhador precisa estar cadastrado no Sistema e se enquadrar nas exigências do perfil pela empresa, caso não tenha cadastro o interessado precisa apresentar seus documentos pessoais (CPF, RG e Carteira de Trabalho). A relação de vagas disponíveis pode ser acessada através do site do SETEC.
Telefone para contato do Sine: 0800 647 44 00 Horário de funcionamento: das 7hs às 19hs.
Não se esqueça de que os portadores de deficiência física também podem ser candidatos as vagas de emprego do Sine.