A Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome do Canal ou Síndrome do Túnel Cárpico, é uma neuropatia (doença dos nervos) que ocorre pelo resultado da compressão no nervo mediano do canal do carpo. Este fica localizado entre a mão e o antebraço. Por esse túnel, além do nervo mediano, também passam tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. O quadro de formigamento pode ser manifestado em qualquer situação que aumente a pressão do canal, provocando a compressão do nervo mediano.
Etiologias
A principal causa da Síndrome do Túnel do Carpo são as lesões por esforço repetitivo (LER). Como o próprio nome explica, o problema ocorre devido a realização de movimentos iguais e contínuos, como teclar ou tocar violão.
Outras causas que podem estar relacionadas são:
- Traumatismo;
- Doenças inflamatórias como a artrite;
- Distúrbios hormonais;
- Alguns medicamentos;
- Alguns tipos de cânceres.
Quadro Clínico
Os principais sinais e sintomas manifestados pela síndrome são formigamento e dormência das mãos, especialmente sentidas no dedo indicador, anelar e médio. Geralmente, esse quadro apresenta piora durante o período noturno. Algumas pessoas portadoras também relatam a sensação de “choques” durante os episódios de incômodos.
Diagnóstico
Apenas um médico especializado tem a condição de diagnosticar a patologia. Assim, durante a consulta, o mesmo poderá utilizar dois tipos de testes: o teste de Phalen e o teste de Tinel. Ambos possuem como função avaliar os nervos que possam estar acometidos.
- Teste de Phalen – consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Com essa posição, aumenta pressão no canal do carpo e caso haja compressão do nervo, esse teste piora os sintomas;
- Teste de Tinel – percussão do nervo mediano. Se este estiver comprometido, a pessoa sentirá sensação de choque e formigamento.
Na maioria dos casos, apenas a manifestação clínica é suficiente para diagnosticar a síndrome. Porém, em outros, será necessário a realização de eletromiografia para concluir o diagnóstico.
Tratamento
Antes de iniciar o tratamento, o médico responsável irá avaliar o grau de comprometimento da doença. Praticamente em todos os graus inicia-se o tratamento com imobilização do pulso e uso de anti-inflamatórios não esteroidais. Depois, caso não apresente melhora do quadro, inicia-se tratamento com aplicação de injeções de corticóides, deixando, para última opção, a realização de intervenção cirúrgica.
Algumas recomendações
- Evite atividades que exijam esforço do pulso;
- Caso seja portador de alguma doença sistêmica como diabetes e esteja apresentando formigamento das mãos, procure atendimento médico o mais rápido possível;
- Apoie os pulsos de maneira correta ao utilizar o computador, isso ajudará a prevenir as LER.
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença especialmente ocasionada por movimentos repetitivos e pode causar com formigamento e dormência. Assim, caso esteja apresentando algum desses sintomas, procure um médico especializado. Sua saúde agradece.