Síndrome de Sjögren: o que é

Também conhecida como Síndrome de Xerostomia-Sjogren, Ceratoconjuntivite seca e Síndrome de Sicca, a Síndrome de Sjögren é uma patologia autoimune que causa muitos transtornos ao seu portador. Fique por dentro do assunto, esclareça as principais dúvidas e saiba o que é a Síndrome de Sjögren.

A Síndrome de Sjögren causa o ressecamento da boca e dos olhos. (Foto: divulgação)

O que é a Síndrome de Sjögren

Os portadores dessa doença possuem componentes do sistema imunológico (anticorpos) que são incapazes de reconhecer algumas células como sendo do próprio organismo. O resultado é que células importantíssimas acabam sendo destruídas pelos anticorpos, como as responsáveis pela produção de lágrimas e salivas. O resultado é boca e olhos extremamente ressecados. Essa doença ainda é pode afetar várias outras partes do corpo, provocando sintomas diversos.

Causas do problema

O exato fator desencadeante da Síndrome de Sjögren ainda é desconhecido, mas se sabe que essa é uma doença autoimune, ou seja, em que o corpo acaba misteriosamente se atacando e destruindo tecidos saudáveis. O problema acomete principalmente indivíduos do sexo feminino, com idade entre 40 e 50 anos.

A doença pode ser classificada como primária, quando a pessoa apresenta os sintomas de boca e olhos secos sem possuir nenhuma outra doença autoimune, ou como secundária, quando acomete pessoas portadoras de outras doenças autoimunes, como a poliomiosite, artrite reumatoide, esclerodermia e lúpus eritematoso sistêmico.

O uso de colírios lubrificantes ajudam na diminuição dos sintomas. (Foto: divulgação)

Principais sintomas

Os principais sintomas da Síndrome de Sjögren incluem:

  • Coceira nos olhos;
  • Sensação de corpo estranho nos olhos;
  • Dificuldade para comer e deglutir;
  • Diminuição ou até mesmo perda do paladar;
  • Dificuldade para falar;
  • Sensação de saliva espessa e difícil de ser engolida;
  • Feridas e dor na boca;
  • Rouquidão;
  • Cansaço crônico;
  • Febre;
  • Alteração na coloração das mãos e pés;
  • Dor e inchaço nas articulações.

Tratamento

O tratamento para Síndrome de Sjögren visa promover o alívio dos sintomas. Para os olhos secos é possível instituir terapia com lágrimas artificiais e lubrificantes especiais, ou ainda realizar uma intervenção cirúrgica, onde é realizada a obstrução do canal de drenagem lacrimal, fazendo com que as lágrimas se mantenham nos olhos por mais tempo. Também é possível fazer uso de Drogas Modificadoras de Doenças (DMARDs), bastante parecidas com as utilizadas em outras doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.

Para a desconfortável sensação de boca seca, algumas medidas comportamentais, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tomar água durante o dia e mascar chiclete sem açúcar podem aliviar o problema. Ainda é possível utilizar substitutos para a saliva.

Hábitos como beber água ao longo dia dia promover mais conforto. (Foto: divulgação)

A Síndrome de Sjögren é uma doença que, apesar de não colocar a vida em risco, causa grande desconforto. O problema acomete principalmente mulheres entre 40 e 50 anos e o tratamento é realizado com sintomáticos.

Reply