Sinais que indicam uma promoção no trabalho

Praticamente, qualquer trabalhador tem o desejo de conseguir uma promoção na empresa em que é contratado, subindo de cargo e tendo direito a novos…

Por Andre em 12/12/2012

Praticamente, qualquer trabalhador tem o desejo de conseguir uma promoção na empresa em que é contratado, subindo de cargo e tendo direito a novos benefícios e a um salário bem melhor que o anterior, mudanças que geralmente são acompanhadas de novas responsabilidades.

Mesmo que o chefe evite falar sobre o assunto, alguns sinais podem dar indício de que uma promoção no trabalho está por vir (Foto: Divulgação)

Para conseguir tal feito, é preciso ter competências técnicas que o colocará apto à mudança de cargo, além de possuir outras características importantes e essenciais para o crescimento da carreira, como ética e respeito aos colegas de trabalho.

Mesmo possuindo esse perfil, alguns profissionais ficam receosos quanto à promoção, pois o processo normalmente é longo e os responsáveis pela empresa não costumam dar maiores detalhes. Porém, existem alguns sinais que indicam uma promoção no trabalho e, se você é um dos interessados na mudança de cargo, não deixe de prestar atenção a eles.

Emprego em risco: Conheça os sinais que indicam uma demissão

As melhores maneiras: Como pedir uma promoção no trabalho – dicas

Maior participação em reuniões e eventos

Participar de reuniões e eventos para os quais não era convidado antes (Foto: Divulgação)

Um dos principais sinais que podem indicar que uma promoção no trabalho está próxima é quando a presença do profissional passa a ser requisitada para importantes reuniões e eventos da empresa, dos quais ele participava poucas vezes ou nunca era convidado.

Nesse caso, ele pode estar sendo preparado para ficar por dentro de situações sobre as quais não possuía responsabilidade anteriormente.

Teste de confiabilidade

Passar ao profissional informações confidenciais sobre a empresa (Foto: Divulgação)

Acontece quando o chefe começa a passar ao funcionário algumas informações exclusivas sobre novos projetos e clientes da empresa ou comenta a respeito de problemas pelos quais a companhia enfrenta naquele momento.

Com isso, o gestor quer saber qual será a reação do funcionário ao saber desses detalhes e medir a sua confiabilidade, para ver se ele irá manter o sigilo, contará aos colegas ou irá sugerir outras ideias.

Participação em cursos e treinamentos

Cursos e treinamentos financiados pela empresa (Foto: Divulgação)

Para assumir um novo cargo, o profissional deve ter uma boa qualificação técnica. Nesse caso, ele pode ser convidado a participar de cursos e treinamentos financiados pela empresa, que tenham relação com a área em que atua, para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los em seu futuro cargo.

A opinião do profissional passa a ser importante

O profissional passa a ter voz ativa na empresa, sendo consultado com frequência (Foto: Divulgação)

Quando o profissional ganha voz na empresa é outro sinal de que uma promoção pode estar por vir. Tanto os gestores quanto os colegas de trabalho passam a consultá-lo sobre vários assuntos e as suas opiniões passam a ser decisivas para a tomada de decisões.

Esse sinal costuma vir acompanhado de elogios ao desempenho do trabalhador.

Top