Muitas dúvidas surgem na cabeça das futuras mamães momentos antes do nascimento do bebê. A principal insegurança é saber quando chegou realmente a hora do bebê nascer, especialmente para as mães de primeira viagem. Pensando em tornar esse momento mais tranquilo, selecionamos os sinais do trabalho de parto.

O trabalho de parto apresenta algumas características específicas. (Foto: divulgação)
O que este artigo aborda:
O bebê está chegando
O corpo da mãe se prepara para o parto algumas semanas antes da data prevista para o nascimento do bebê. Aparecem algumas contrações chamadas de “falsas”, conhecidas como Braxton Hicks. São indolores, irregulares e não ultrapassam quatro contrações durante uma hora.
Alguns sintomas podem aparecer para avisar que o trabalho de parto está prestes a acontecer. O bebê se posiciona para nascer, dando alguns sinais de que está vindo ao mundo.

As contrações frequentes estão presentes no trabalho de parto. (Foto: divulgação)
Veja também fases do parto, descubra os sinais da chegada do bebê
Sinais do trabalho de parto
- O trabalho de parto ocorre de forma diferente para cada mulher, é impossível determinar exatamente quando ele começa. Acontecem várias mudanças fisiológicas ao mesmo tempo no corpo da mulher que faz com que ela dê a luz;
- O colo do útero fica cada vez mais fino e dilatado. O que pode ser determinado pelo toque feito pelo obstetra. Porém, pode ocorrer dilatação sem que o trabalho de parto comece de verdade;
- As contrações ocorrem em intervalos regulares e cada vez mais curtos, se tornando mais intensas a medida que o tempo passa;
- Com a aproximação do trabalho de parto, as contrações podem acontecer a cada 10 ou 20 minutos;
- As dores na região lombar, acompanhadas de cólica semelhante a menstrual estão presentes;
- O rompimento do tampão mucoso, que cobre o colo uterino pode ser iminente ou pode demorar mais alguns dias. Sendo uma indicação de que está encaminhando para o parto;
- O rompimento da bolsa é um grande sinal de que você está em trabalho de parto e se as contrações também. Caso não tenha contrações após o rompimento da bolsa, você terá que passar por uma indução de cesariana, já que o bebê sofre mais riscos.
Como são as contrações uterinas
As contrações uterinas são aquelas que a mulher sente a barriga ficar mais dura por um momento e normalmente é seguida por forte dor pélvica ou no fundo das costas. Apesar de ser normal a mulher apresentar as contrações desde a 20 semana de gestação, no trabalho de parto normal elas são cada vez mais frequentes até o nascimento do bebê.

As dores na barriga são características do trabalho de parto. (Foto: divulgação)
Veja também como reconhecer as dores do parto
O trabalho de parto apresenta alguns sinais que caracterizam seu início e, por isso, a gestante deve ficar atenta para identifica-los e saber o momento certo de ir para o hospital. As contrações frequentes, o rompimento da bolsa e as dores lombares são alguns dos sinais do trabalho de parto.