Sinais de que uma pessoa está mentindo

A mentira sempre esteve presente em nosso meio, podendo até causar terríveis problemas. Mas como saber quando uma pessoa é mentirosa? Pensando nisso, selecionamos…

A mentira pode causar problemas sérios. (Foto Dibu

A mentira sempre esteve presente em nosso meio, podendo até causar terríveis problemas. Mas como saber quando uma pessoa é mentirosa? Pensando nisso, selecionamos dicas dos principais sinais de que uma pessoa está mentindo.

Como desvendar uma mentira

O primeiro passo para desvendar uma mentira é observar o seu grau de envolvimento no fato. É preciso estar ciente dos seus sentimentos e dos motivos que levaram a outra pessoa a mentir. Outro fator que se deve considerar é se teria solução caso você soubesse a verdade.

Depois de observar tudo isso é que se deve tomar uma atitude em relação a mentira. O ideal é tentar conversar com a pessoa, antes de tirar conclusões precipitadas.

Saiba como lidar com um mentiroso

O nervosismo causado pela mentira pode fazer com que a pessoa gagueje.

Dicas de sinais de que uma pessoa está mentindo

1. Desvio do olhar: quando a pessoa está mentindo, normalmente tem dificuldade de olhar com naturalidade nos olhos de outra pessoa;

2. Olhar muito fixo: alguns mentirosos já sabem que desviar o olhar pode desvendar a mentira e por isso mudam a estratégia, olhando fixamente nos olhos das pessoas.

3. Piscar: as pessoas que mentem tendem a ter piscadas mais longas. Isso acontece como um efeito inconsciente do cérebro tentando recusar o que a pessoa está dizendo.

4. Mãos: a mentira causa ansiedade e nervosismo, fazendo com que as mãos e os pés fiquem mais gelados. Além disso, as mãos trêmulas também são indicativas de mentira.

5. Alteração da voz: a voz perde a sincronia, podendo ficar tremula e cortada. Ela ainda pode ficar em tom mais baixo e projetada para dentro.

Leia Também:  Como usar botões na decoração: Passo a Passo

6. Pele: o nervosismo causado pela mentira pode causar alterações na cor e aparência da pele. O suor repentino também é bastante característico.

7. Mãos nos bolsos: as mãos nos bolsos indicam que a pessoa está escondendo algo ou que não está aberta para fornecer ou receber informações.

8. Olhar para o lado esquerdo: olhar para o lado esquerdo quando uma pessoa é questionada é indicativo de que ela esteja tentando criar uma resposta, ou seja, uma mentira. Já olhar para o lado direito significa buscar lembrar uma resposta, pois é o lado da memória.

9. Boca seca: quando o corpo se sente ameaçado por algo que gerou estresse ele para de produzir saliva e a pessoa começa a sentir a boca seca. Isso varia de pessoa para pessoa e com o grau de nervosismo e tensão do mentiroso.

Os nove sinais mencionados anteriormente não significam que a pessoa está mentindo. Eles são apenas alguns movimentos que o corpo faz quando estamos nos sentindo desconfortáveis. Ou seja, nem sempre que alguém gagueja, olha para o lado esquerdo ou possui as mãos frias está mentindo. É preciso analisar outros fatores para dizer com certeza que é uma mentira.

É importante ficar atento aos sinais de que a pessoa está mentindo.

Leia também: mentiras que podem comprometer uma carreira

A mentira para algumas pessoas é sempre a melhor solução já que a verdade pode doer muito. Porém, nem todos são iguais e o que para umas parece “uma mentirinha boba” para outros pode se tornar um pesadelo. Dizer a verdade em todos os casos é sempre a melhor opção.

Top