Sinais de que uma pessoa está drogada

Nem sempre é possível ter certeza que uma pessoa está sob efeito de drogas, pois enquanto alguns apresentam comportamentos mais óbvios, como um comportamento agressivo e alucinações, outros podem ter sintomas bem mais brandos. Confira algumas dicas e saiba quais sinais de que uma pessoa está drogada.

Saiba quais sinais ajudam a identificar intoxicação por drogas ilícitas. (Foto: divulgação)

Sinais de que uma pessoa está drogada

É importante ressaltar que cada um dos sinais pode ocorrer em diversos problemas de saúde e, isoladamente, não significam que a pessoa está necessariamente sob o efeito de drogas. Entretanto, quando é possível perceber vários sinais associados, há grandes chances de que seja devido intoxicação por drogas.

  • Habilidade em manter o foco

Pessoas que estão sob efeito de drogas têm maiores chances de não conseguir prestar atenção durante uma conversa. Por vezes essas pessoas perdem o raciocínio ou mudam de assunto repentinamente.

  • Risadas inapropriadas

É bastante comum a ocorrência de crises de risco em pessoas com intoxicação por drogas, sem que haja nenhum motivo aparente ou até mesmo em situações em que algo sério esteja acontecendo. Esse sintoma é especialmente comum em pessoas sob efeito da maconha.

  • Mudanças no padrão da fala

Pessoas que estão sob efeito de drogas pesadas, como a cocaína, costumam falar excepcionalmente rápido, enquanto que quando sob efeito de drogas mais leves as maiores chances é de falar enrolado, da maneira como alguém bêbado faria. A alteração do padrão e da velocidade da fala dão indícios importantes sobre um provável uso de drogas.

A presença de olhos vermelhos é um sinal bastante inespecífico. (Foto: divulgação)

  • Alteração na motivação e interesse

Estar sob o efeito de drogas pode resultar numa importante diminuição da energia e interesse em atividades, ou um súbito aumento. A maconha é um exemplo de droga depressora, enquanto que a cocaína é estimulante.

  • Mudanças repentinas de humor

Enquanto as drogas leves adormecem os sentidos, as drogas pesadas são capazes de aguçá-los. Raiva súbita e inexplicável é o sintoma mais comum.

  • Alterações no apetite

Normalmente pessoas sob efeito de drogas apresenta um importante aumento do apetite e uma vontade incontrolável de comer.

  • Paranoia

Esse é um efeito bastante comum das drogas em geral. Os indivíduos acham que estão sendo perseguidos e podem até mesmo chegar a ter comportamento violento.

  • Olhos vermelhos

Olhos inchados e vermelhos são sintomas comuns de pessoas sob efeito de drogas. Esse sintoma não é muito específico, uma vez que diversos problemas de saúde ou situações comuns, como o choro, podem simular o quadro.

Mudanças repentinas de humor são indicativos importantes. (Foto: divulgação)

Nem sempre é fácil perceber que alguém está sob o efeito de drogas, pois enquanto algumas pessoas apresentam manifestações clássicas, outras podem cursar com sintomas mais sutis. Conhecer alguns dos principais sinais que indicam intoxicação por drogas pode ajudar nessa tarefa.

Reply