Sinais de que a criança está ficando mimada

PUBLICIDADE

Muitos pais erram ao criarem seus filhos fazendo todas as suas vontades e exigências. A falta de repreensão faz com que a criança se torne cada vez mais mimada sem aceitar “não” como resposta. É preciso saber reconhecer se a criança está ficando mimada para evitar que esse problema se torne ainda mais difícil de ser resolvido. Pensando nisso, selecionamos alguns sinais que demonstram que a criança está ficando mimada.

O choro para conseguir alguma coisa é um dos sinais que a criança está ficando mimada. (Foto: divulgação)

Excesso de cuidados

Quando a mulher se torna mãe, ela costuma olhar para o filho como um ser indefeso e quer protegê-lo de tudo e de todos. Porém, quando ela não toma cuidado, pode acabar exagerando e contribuindo para que ele seja mimado e egoísta.  Ao contrário do que as pessoas pensam, isso não acontece somente com os filhos únicos. Nas famílias maiores, um filho pode ser mimado pelo pai e outro pela mãe.

A criança pode se tornar mimada devido ao excesso de cuidados e preocupação dos pais. Normalmente, os pais fazem tudo o que a criança quer, esquecendo de impor limites e regras que deveriam ser estabelecidos. O excesso de mimo pode fazer com que a criança se torne egoísta e tenha dificuldade de aceitar um “não”, fique tímida, se apegue excessivamente aos pais e sinta a necessidade de ser sempre o centro das atenções.

PUBLICIDADE
A criança mimada se torna egoísta. (Foto: divulgação)

Veja também como lidar com um ataque de birra 

Sinais de que a criança está ficando mimada

1.  Não aceita “não” como resposta: a criança mimada é acostumada a receber sempre o “sim”, mediante a tudo o que deseja e quando se depara com situações negativas, escândalo e choros aparecem.

2. Consegue tudo o que quer: um claro sinal de que a criança está ficando mimada é quando os pais são dobrados por ela mediante os seus desejos. Ela quer sempre mais e não se importa que isso custe alguns minutos de choro e reclamações para conseguir.

3. Faz manha: normalmente a criança que recebe mimos de forma excessiva, faz manha para conseguir o que quer. Se os pais brigam com ela, já é um motivo de choro e muito drama. Alguns pais acabam cedendo e pedindo desculpas pelo que aconteceu, deixando-a ainda mais mimada.

PUBLICIDADE

4. Egoísta: a criança mimada tem dificuldade de dividir as coisas, se tornando completamente egoísta. É possível notar que a criança está ficando mimada quando não aceita mais dividir os brinquedos com os amiguinhos ou até mesmo com o irmão, mostrando sempre que é dona de tudo.

5. Choro em locais públicos: outro sinal é quando o pequeno sai com os pais e faz cenas de choro em público, com a intenção de conseguir o que quer. Normalmente isso ocorre por querer um brinquedo no supermercado, por exemplo. Nessas situações elas quase sempre conseguem dobrar os pais.

PUBLICIDADE

6. Manipulação: a criança aprende os pontos fracos dos pais e começa a manipulá-los para conseguir o que deseja. É importante que os pais saibam reconhecer esse tipo de atitude e mudem as regras antes que a situação piore.

A criança mimada não aceita "NÃO" como resposta. (Foto: divulgação)

Veja também como lidar com filhos mimados 

A criança está ficando mimada quando se torna desobediente aos pais e consegue tudo o que deseja através de cenas de choro e escândalo. É preciso que os pais saibam reconhecer que a criança está ficando mimada e tomem atitudes para evitar que esse problema se torne ainda pior.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.