Simulador de Salário Líquido CLT: como funciona?

PUBLICIDADE

O simulador de salário líquido CLT ajuda muito na hora de saber o valor que o trabalhador irá efetivamente receber, após os descontos obrigatórios e outros. As informações que constam na folha de pagamento podem confundir o trabalhador, e uma forma mais clara de entendê-las é através da simulação em calculadoras específicas, confira!

Como fazer o simulador de Salário Líquido CLT?

O simulador do salário líquido CLT consiste em calculadoras específicas, onde basta preencher as informações solicitadas (salário bruto, número de dependentes, outros descontos além do INSS e IRRF) para que o cálculo seja feito.

Como fazer o simulador de Salário Líquido CLT

Fonte/Reprodução: original

PUBLICIDADE

Quais documentos as empresas destacam os valores de salário e descontos?

É na folha de pagamento, também conhecida como holerite ou contracheque, que constam todos os descontos debitados do salário bruto do trabalhador. Quem cuida da folha de pagamento em uma empresa é o setor de RH (Recursos Humanos) ou DP (Departamento Pessoal).

Quais são os descontos do Salário Líquido CLT?

O salário líquido CLT é o valor que fica disponível para o trabalhador após os descontos debitados do salário bruto. Os principais descontos são o INSS e o IRRF, mas alguns outros também podem ser feitos. Saiba mais sobre eles abaixo.

Quais são os descontos do Salário Líquido CLT

Fonte/Reprodução: original

INSS

O INSS é a contribuição previdenciária, que garante alguns benefícios ao trabalhador. São eles:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria;
  • Salário maternidade;
  • Pensão para os dependentes em alguns casos.

O valor de contribuição é proporcional ao salário bruto do trabalhador: quem recebe um salário alto, contribui com uma porcentagem mais significativa.

IRRF

O Imposto de Renda é descontado após o INSS, e conta ainda com um acréscimo de R$189,59 por dependente. Assim como o INSS, o valor de contribuição é proporcional ao salário bruto do trabalhador, que pode até mesmo ser isento se possuir um salário de até R$1.903,98.

PUBLICIDADE

Outros descontos

Além dos descontos citados acima, que são obrigatórios, outros descontos também podem ser debitados do salário bruto. São eles:

  • Vale-transporte;
  • Assistência médica;
  • Alimentação;
  • Contribuição sindical;
  • Previdência Privada.

A contratação de empréstimos consignados também são descontados diretamente na folha de pagamento do trabalhador.

O simulador do salário líquido CLT pode ajudar a entender melhor as informações presentes na folha de pagamento, assim como os descontos que estão sendo feitos para determinar corretamente o valor a ser recebido.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.