Simulador de custos de materiais de construção

Construir ou reformar a casa é o desejo de muitas famílias, no entanto, os diversos fatores que envolvem uma obra podem resultar em dores…

Por Isabella Moretti em 22/12/2012

Construir ou reformar a casa é o desejo de muitas famílias, no entanto, os diversos fatores que envolvem uma obra podem resultar em dores de cabeça. Para evitar os possíveis transtornos, é importante que o proprietário do imóvel se preocupe com a elaboração do planejamento, com a contratação de bons profissionais e a com a compra adequada dos materiais.

Calcular a quantidade exata ou aproximada de materiais pode ser uma tarefa árdua. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Os problemas mais comuns da reforma

Simular custos de materiais de construção

Para simplificar a construção ou reforma da casa, muitas pessoas já contam com a ajuda dos simuladores online. Estas ferramentas disponíveis na internet conseguem executar os cálculos de uma obra, determinando a quantidade exata ou aproximada dos itens que precisam ser comprados.

Na maior parte das vezes, o simulador de custo de materiais de construção é gratuito. Assim, o responsável pela obra pode usufruir das funções para fazer cálculos precisos sem pagar nada pelos serviços. Em alguns casos, a ferramenta é capaz de gerar um relatório completo e detalhado com informações a respeito da obra.

Simulador de custo de obra Arquitecasa. (Foto:Divulgação)

A empresa de tecnologia KMA2 criou um simulador online de custos de materiais de construção chamado “Arquitecasa Inteligência”. A iniciativa só foi possível graças à parceria com o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo).

Quem usufrui desta nova ferramenta online sabe exatamente tudo o que vai ser necessário para reformar ou construir, podendo desta forma evitar o desperdício de material e principalmente de dinheiro.

O simulador de custo de obra Arquitecasa tem um funcionamento muito simples e prático. Ao acessar, o usuário deve definir qual a função do seu projeto: se é para reformar ou construir. Em seguida, o sistema direciona para uma página que realiza a simulação, de forma rápida e gratuita.

Para gerar as estimativas de valores para materiais e mão de obra, o usuário precisa fornecer as informações que o simulador pede, como estado, área do terreno, número de pavimentos, área total construída e acabamento. Caso o proprietário do imóvel desconheça os dados solicitados para o cálculo, ele deve conversar com um arquiteto. Também é necessário realizar um cadastro gratuito no site para ter acesso aos resultados.

Acesse o site Arquitecasa e faça a simulação de custos de materiais de construção gratuitamente.

Dicas para comprar materiais de construção

Ao comprar material de construção, é importante evitar o desperdício. (Foto:Divulgação)

Algumas orientações podem ser úteis na hora de comprar a quantidade adequada de materiais e não desperdiçar. Confira:

– Elabore um planejamento para os gastos, considerando as reais necessidades da obra;

– Conte com a ajuda de um profissional especializado para fazer os cálculos mais complexos;

– Para fazer economia, pesquise os preços nas principais lojas de construção;

– Não compre todos os materiais necessários numa única vez;

– Cuidado com os produtos de ponta de estoque, pois eles podem apresentar baixa qualidade;

– Observe sempre o prazo de validade dos produtos;

– Se preocupe em armazenar os materiais de construção em um local apropriado;

– Tenha cuidado ao comprar produtos fora de linha, pois caso faltem peças, será complicado encontrá-las depois para concluir a obra.

Veja também: Ofertas De Materiais De Construção SP

Top