Simulado Novo Enem 2015

PUBLICIDADE

O Simulado Novo Enem 2015 é uma oportunidade interessante para quem deseja ingressar numa universidade federal ou estadual e precisa estudar. Desde 2009, quando o Enem unificou a prova para todas as universidades públicas, o maior vestibular vem se adaptando em algumas etapas e até hoje das 63 universidades da federação, 48 trocaram seus vestibulares e escolhem seus alunos a partir do resultado do exame nacional do ensino médio. Por isso, é preciso se preparar antes de fazer a prova.

Algumas universidades estaduais aceitam a avaliação como um vestibular paralelo e outras consideram o simulado novo enem 2015 como substituto de uma primeira fase de processo ou até pode ser somado como nota final na disputa por vagas remanescentes, por exemplo.

Simulado Novo Enem 2015 (Foto: Divulgação)

Simulado novo enem 2015

Em 2009, o MEC (Ministério da Educação) reformulou totalmente o exame e hoje a prova é estruturada e utiliza o método conhecido como Teoria de Resposta ao Item, onde não existe uma pontuação máxima ou mínima que um candidato possa ou deva atingir. Toda a equipe de correção avalia as habilidades de cada um de acordo com as questões. Ao contrário da maioria dos vestibulares, que considera a quantidade de erros e acertos do aluno na prova.

PUBLICIDADE
Algumas universidades públicas utilizam a prova como vestibular (Foto: Divulgação)

Desde sua adaptação, a prova conta com 180 questões mais a redação. São quatro avaliações com 45 perguntas de múltipla escolha e são aplicadas em dois dias. No primeiro, são feitas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com exatas 4 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Por conta da dissertação, a prova dura nesta segunda etapa exatamente 5 horas e 30 minutos.

Leia mais informações sobre: APOSTILA ESTUDO ENEM 2015

Novidades na redação do enem

No exame nacional do ensino médio, a redação sempre teve importância, mas há 6 anos ela tem um peso muito mais relevante no resultado final. Não é à toa que existem cursos preparatórios voltados principalmente para ajudar o estudante nos principais pontos da redação.

PUBLICIDADE
Redação é avaliada em cinco pontos importantes (Foto: Divulgação)

Ao fazê-la, o candidato é avaliado pelo domínio da língua portuguesa, pela capacidade de compreender a proposta do tema e desenvolvê-la, além de relacionar e organizar informações, fatos, opiniões e demonstrar o conhecimento necessário para argumentação e elaboração de uma proposta de resolução para a questão abordada.

Leia mais informações sobre: Estudo esquematizado por apostila para o ENEM 2015

PUBLICIDADE

MEC não obriga utilização do Enem

Universidade pode ou não considerar o enem no processo classificatório (Foto: Divulgação)

Apesar de ser notadamente utilizado em diversas universidades públicas e privadas pelo país, o MEC não obriga o uso da prova como vestibular ou até na soma de pontos durante o processo seletivo. Neste ano, uma das principais universidades do País, a USP (Universidade do Estado de São Paulo) afirmou que discutirá a entrada do Enem, considerado o maior vestibular do país, no seu sistema classificatório.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

18 Comentários

  • queria saber se no vestibular do enem vai cair sobre as obras ?? e quais sao elas!

  • oi gostaria que mandasse o simulado do novo enem pra mim

  • Alguém poderia me enviar o simulado de matemática com as resoluções???? Desde já fico grato!!

  • Galera, pra quem quiser fazer outro simulado do enem vai a dica!

    Gente, o jornal a tarde, de salvador, esta com um projeto bem bacana. eles vao fazer um simulado do enem GRATIS pro pessoal ver o qto ta preparado pra prova. vai ter o simulado impresso no jornal, nos dias 22 a 25 desse mes(setembro) e nos dias 23 a 29 tem o simulado on line, que os melhores (os que tiverem as maiores notas) vao ganhar prêmios). alias, os 300 primeiros a se inscreverem já ganharão um chip da tim com R$400.

    o site pra fazer o simulado eh http://www.atarde.com.br/simuladoenem

    fica a dica pros interessados!

  • Gostaria que me enviassem a resolução do simulado de matematica do enem 2009 (10 questões feito pelo inep)

  • Boa noite!!
    Eu gostaria muito de receber o simulado enem, para testar meus conhecimentos. Obrigada.

  • Quais livros de obras literarias devo ler?

  • oi gostaria muito de receber o simulado do enem ,é minha primeira vez,estou cheia de duvida….

  • desejo receber o simulado enem,pois estou há mais de 10 (dez) anos fora das salas de aula e me sinto perdida sobre os estudos e por onde começarmos.

  • olá gostaria que vc mandase o simulado do enem 2009.obrigada

  • boa noite, gostaria de saber se vai ter obras literaria o enem e quais são?

  • Na propaganda no canto superior direito onde se lê:
    ” Você é inteligente? Descobre!” A conjugação do verbo
    ” descobrir” no imperativo está certa nesse exemplo? Que acham?

  • oi adorei o site, mas gostaria de saber se vai cair literatura …

  • boa noite, gostaria de saber o que faço para conseguir
    mais materiais de estudo para me preparar mais para o enem 2009 pois não me sinto preparada só com os simulados que tenho feito…
    se puderem me ajudar…
    desde ja agradeço.

  • por favor quero fazer um simulado da prova do enem 2009 sera possivel enviarem para mim por email.desde já meus agradecimentos.

  • boa noite, gostaria de saber se vai ter obras literaria o enem e quais são?

  • gostaria de saber como, qdo e onde o aluno poderá fazer um simulado para o enem e onde adiquirir a apostila para estudos das provas do enem sem ser pela internet? obrigada.

  • ola boa noite gostaria muito de fazer a prova do enem logico e também passar essa e a segunda vez obrigado pela atenção

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.