Simulado Novo Enem 2015

O Simulado Novo Enem 2015 é uma oportunidade interessante para quem deseja ingressar numa universidade federal ou estadual e precisa estudar. Desde 2009, quando…

O Simulado Novo Enem 2015 é uma oportunidade interessante para quem deseja ingressar numa universidade federal ou estadual e precisa estudar. Desde 2009, quando o Enem unificou a prova para todas as universidades públicas, o maior vestibular vem se adaptando em algumas etapas e até hoje das 63 universidades da federação, 48 trocaram seus vestibulares e escolhem seus alunos a partir do resultado do exame nacional do ensino médio. Por isso, é preciso se preparar antes de fazer a prova.

Algumas universidades estaduais aceitam a avaliação como um vestibular paralelo e outras consideram o simulado novo enem 2015 como substituto de uma primeira fase de processo ou até pode ser somado como nota final na disputa por vagas remanescentes, por exemplo.

Simulado Novo Enem 2015 (Foto: Divulgação)

Simulado novo enem 2015

Em 2009, o MEC (Ministério da Educação) reformulou totalmente o exame e hoje a prova é estruturada e utiliza o método conhecido como Teoria de Resposta ao Item, onde não existe uma pontuação máxima ou mínima que um candidato possa ou deva atingir. Toda a equipe de correção avalia as habilidades de cada um de acordo com as questões. Ao contrário da maioria dos vestibulares, que considera a quantidade de erros e acertos do aluno na prova.

Algumas universidades públicas utilizam a prova como vestibular (Foto: Divulgação)

Desde sua adaptação, a prova conta com 180 questões mais a redação. São quatro avaliações com 45 perguntas de múltipla escolha e são aplicadas em dois dias. No primeiro, são feitas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com exatas 4 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Por conta da dissertação, a prova dura nesta segunda etapa exatamente 5 horas e 30 minutos.

Leia Também:  Redação do Enem: O que é Avaliado/Como Fazer uma Redação

Leia mais informações sobre: APOSTILA ESTUDO ENEM 2015

Novidades na redação do enem

No exame nacional do ensino médio, a redação sempre teve importância, mas há 6 anos ela tem um peso muito mais relevante no resultado final. Não é à toa que existem cursos preparatórios voltados principalmente para ajudar o estudante nos principais pontos da redação.

Redação é avaliada em cinco pontos importantes (Foto: Divulgação)

Ao fazê-la, o candidato é avaliado pelo domínio da língua portuguesa, pela capacidade de compreender a proposta do tema e desenvolvê-la, além de relacionar e organizar informações, fatos, opiniões e demonstrar o conhecimento necessário para argumentação e elaboração de uma proposta de resolução para a questão abordada.

Leia mais informações sobre: Estudo esquematizado por apostila para o ENEM 2015

MEC não obriga utilização do Enem

Universidade pode ou não considerar o enem no processo classificatório (Foto: Divulgação)

Apesar de ser notadamente utilizado em diversas universidades públicas e privadas pelo país, o MEC não obriga o uso da prova como vestibular ou até na soma de pontos durante o processo seletivo. Neste ano, uma das principais universidades do País, a USP (Universidade do Estado de São Paulo) afirmou que discutirá a entrada do Enem, considerado o maior vestibular do país, no seu sistema classificatório.

 

Top