Simulação de Taxa Equivalente: o que é e como funciona

PUBLICIDADE

Ao fazer uma simulação de taxa equivalente conseguimos saber com precisão qual o valor de dívidas parceladas, quanto vai render um investimento e etc. Mas o que são taxas equivalentes?

Uma simulação de taxa equivalente é um cálculo onde aplicamos as taxas em um valor em dinheiro, na mesma quantidade de tempo. Confuso? Vamos agora entender com mais precisão o que são taxas equivalentes, como fazer uma simulação de taxa equivalente e também alguns exemplos. Confira!

O que é a Simulação de Taxa Equivalente?

As taxas equivalentes funcionam da seguinte forma: Aplicamos a taxa a um valor, que vai nos mostrar o resultado desse mesmo valor no período desejado. Elas estão presentes em financiamentos, cheques e também em empréstimos.

PUBLICIDADE

Quando fazemos um empréstimo, as taxas são normalmente mostradas em de forma mensal. Mas se quiser saber qual o valor anual das taxas? Aí podemos fazer uma simulação de taxa equivalente e então veremos como essa taxa mensal equivale anualmente.

O que é a Simulação de Taxa Equivalente
Fonte/Reprodução: original

Porém, os cálculos se aplicam apenas em juros compostos, juros que vão aumentando com o tempo. O cálculo não se aplica em juros simples, aplicados apenas no capital inicial.

Mas como fazer uma simulação de taxa equivalente? Vamos ver agora na prática como funciona esse cálculo.

Calculadora de simulação de taxa equivalente.

Para fazermos este cálculo podemos usar a calculadora de simulação de taxa equivalente, feita especialmente para esses cálculos. Começamos inserindo a taxa que queremos converter, depois insira o período a qual a taxa corresponde e por fim bote o período que deseja converter a taxa.

É fundamental que os termos bimestrais sejam convertidos para semestrais, pois só assim é possível fazer o cálculo. Se a taxa em questão é semestral, ponha 6 meses na calculadora em vez de 1 semestre.

Essa calculadora pode ser usada para calcular qualquer tipo de taxa equivalente, seja de um empréstimo ou investimento, ela vai funcionar da mesma forma desde que seja usada corretamente.

PUBLICIDADE

Exemplos de Taxa Equivalente

Vamos ver na prática como funciona uma simulação de taxa equivalente para ficar ainda mais claro. Vamos converter uma taxa de 0,68% por mês, vamos inserir a taxa na calculadora de taxas equivalente e vamos saber quanto ela equivale anualmente. A taxa de 0,68% mensal equivale a 7,44% anual.

Exemplos de Taxa Equivalente
Fonte/Reprodução: original

Essas taxas correspondem ao mesmo valor, porém em períodos diferentes. Uma taxa de 12% ao ano, por exemplo, vai corresponder a 0,95% mensalmente. É um cálculo muito simples, mas que pode ser muito útil.

Mas sabemos que as taxas equivalentes não são os únicos tipos de juros no mercado, vamos ver alguns.

Tipos de Taxas

Uma das mais comuns é a taxa de juros simples, definida sob o capital inicial inserido, e não sofre nenhum tipo de alteração. Ou seja, se for feito um empréstimo de R$ 1,000 com uma taxa de 2% ao mês, esse valor vai permanecer até o fim do contrato, pois ele não pode sofrer nenhum tipo de alteração.

As taxas de juros nominais também são muito comuns e estão presentes na maioria de contratos de empréstimo e etc. Essas taxas equivalem ao período de 1 ano, e podem sofrer alterações dependendo da inflação.

Já as taxas de juros bruta são resultados de um investimento sem qualquer tipo de interferência, seja da inflação ou dos impostos.

Agora que já ficou esclarecido como fazer uma simulação de taxa equivalente, é possível fazer um cálculo e descobrir quanto à taxa que você paga mensalmente equivale em 1 ano, com um cálculo muito simples.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.