Muitas microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras são adeptas do regime tributário conhecido como Simples Nacional, ou Super Simples. Esse modelo de recolhimento de impostos, cujo objetivo é facilitar a vida do contribuinte e do governo, ainda gera muitas dúvidas e possui características que não são totalmente compreendidas pelas pessoas.
O que é e qual a função do código de acesso do Simples Nacional, por exemplo, é algo que muita gente ainda tem dúvidas sobre. Neste texto será possível sanar os questionamentos sobre isso e também sobre o próprio Simples. Vamos ver como isso funciona?
O que é o Simples Nacional?
Antes de explicar o que é código de acesso, é importante esclarecer primeiro o que é o Simples Nacional. Ele é, como dito acima, um regime de tributação, um modelo de recolhimento de tributos que devem ser pagos por donos de pequenas empresas ou por quem é microempreendedor.
Fonte/Reprodução: original
Esse modelo de tributação foi criado visando facilitar a vida de quem tem empreendimentos de pequeno porte e precisa declarar seus impostos para manter a regularidade do seu negócio. O Simples Nacional conta com muitas vantagens, que vão desde a unificação do pagamento de diferentes impostos até a redução no valor de algumas taxas específicas.
O que é o código de acesso do Simples Nacional?
Quem é adepto do Simples Nacional tem também outra vantagem: é possível ter acesso a informações cadastrais e também a serviços específicos por meio do site do Simples Nacional. Em uma única plataforma, é possível solicitar diferentes serviços, além de ter acesso e emitir documentos.
Mas, para conseguir acessar qualquer serviço oferecido pela plataforma, é preciso ter um código de acesso. O código de acesso, portanto, é uma sequência de números que permite que o usuário entre no sistema e usufrua de suas funcionalidades.
Em outras palavras, o código de acesso é uma espécie de senha que é
gerada no momento em que a empresa adere ao Simples Nacional. Em alguns casos específicos, pode ser que a liberação do código demore até 30 dias, portanto, se você ainda não sabe o seu, não precisa se preocupar.
Onde fica o código de acesso do Simples Nacional?
Como normalmente o código de acesso é gerado no momento da inscrição da empresa no Simples Nacional, é possível que a pessoa responsável por esse processo, geralmente um profissional de contabilidade, tenha esse número. Nesse caso, basta solicitar o código a essa pessoa que fez a inscrição da sua empresa por você.
Caso você não se lembre ou simplesmente não tenha um código de acesso, então basta ir à página do Simples Nacional onde são feitas as alterações no código de acesso, disponível neste link, e informar seu CPF e o CNPJ da empresa. Após isso, basta fazer a verificação de alguns caracteres de segurança e entrar no sistema.
Depois, basta seguir os passos determinados na plataforma e fornecer as informações solicitadas. Em seguida, o portal informará um novo código de acesso para você, mas, lembre-se, ele é uma senha, portanto não o divulgue e mantenha-o sempre anotado para não correr o risco de esquecer.