Símbolo das etiquetas de roupa: quais são, significado

Na hora de lavar as roupas, as pessoas não possuem o costume de verificar a etiqueta. Este hábito pode resultar em alguma irregularidade na…

Na hora de lavar as roupas, as pessoas não possuem o costume de verificar a etiqueta. Este hábito pode resultar em alguma irregularidade na lavagem da peça e comprometer o tecido de diversas formas.

As etiquetas orientam sobre a manutenção das roupas. (Foto:Divulgação)

Significados dos símbolos das etiquetas

Quando os símbolos que aparecem na etiqueta não são respeitados, a conservação do tecido fica comprometida. As roupas podem manchar, desbotar, furar e sofrer com outros tipos de danos. As etiquetas não pedem atenção apenas na lavagem, mas também podem recomendar cautela na hora de passar.

As etiquetas são úteis principalmente para explicar como lavar roupas delicadas. Elas mostram o que não pode ser feito na lavagem e definem quais são os produtos proibidos.

Símbolos de lavagem

Símbolos de lavagem. (Foto:Divulgação)

Os símbolos de lavagem são bem simples de compreender. Quando a bacia vem acompanhada de um X, significa que a peça não pode ser lavada. Se houver uma mão na bacia, então o indivíduo deve entender que a lavagem é manual. Os demais ícones indicam a temperatura máxima da água.

Se o símbolo da bacia vier acompanhado de uma barra, então quer dizer que a ação mecânica deve ser reduzida. No caso de duas barras abaixo do recipiente, entende-se que a centrifugação deve ser realizada sem torções.

Símbolos de lavagem a seco e alvejamento

Símbolos de lavagem a seco e alvejamento. (Foto:Divulgação)

Os círculos que aparecem nas etiquetas representam a lavagem a seco. Se houver uma letra A, então quer dizer que todos os tipos de solventes podem ser usados. A letra F já limita o uso dos produtos, recomendando apenas hidrocarboneto. O P limita a limpeza ao percloretileno. Se o símbolo for um círculo com um X, significa que a lavagem a seco está proibida.

Leia Também:  Abacate e Seus Benefícios

O alvejamento das roupas tem as orientações expressas através dos triângulos. Se a figura aparecer sozinha, então significa que o uso de alvejante está liberado. Se houver um X, então os produtos deste gênero não podem ser utilizados. O triângulo com as letras ‘Cl’ diz que o alvejamento com cloro pode ser realizado.

Símbolos de secagem e passadoria

Os códigos das etiquetas de roupas também falam sobre a secagem. Quando há um quadradinho, significa que a peça pode secar sem restrições. Linhas horizontais ou verticais indicam a posição da roupa para a secagem. A secagem no varal é indicada por uma curva no quadrado.

Símbolos de secagem e passadoria. (Foto:Divulgação)

Se o quadrado apresenta um círculo e um ponto no interior, significa que a secagem mecânica deve ser realizada com baixa temperatura. O mesmo símbolo, só que com dois pontos, indica a secagem à máxima temperatura. Se houver um X sobre o quadrado com o círculo, a utilização do tambor é restringida.

Quando o símbolo do ferro se apresenta com um pontinho, então quer dizer que a roupa deve ser passada à temperatura mínima. Dois pontos significa temperatura média e três pontos simboliza temperatura máxima. O X é sempre uma imagem de negação, ou seja, quer dizer que o tecido não deve ser passado.

Top