Sílvio Santos comemora 81 anos

Neste dia 12 de dezembro, segunda-feira, o dono do Grupo Silvio Santos completa 81 anos de vida, em meio a muito sucesso, mas durante…

O apresentador é um dos mais populares da história da TV brasileira (Foto: Divulgação)

Neste dia 12 de dezembro, segunda-feira, o dono do Grupo Silvio Santos completa 81 anos de vida, em meio a muito sucesso, mas durante sua trajetória também houve alguns “escândalos”.  O apresentador nasceu no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Seu nome de batismo é Senor Abravanel. Seu pai na realidade queria que o apresentador chamasse Dom, mas o escrivão se recusou a colocar esse nome na criança. Então ele colocou Senor, que é um nome parecido com Senhor (o pai de Silvou achava que Dom e Senhor eram sinônimos).

A mãe do então garoto Abravanel ficou furiosa com esse nome inusitado e sempre chamou o filho de Silvio. Anos mais tarde o Santos apareceu no lugar do Abravanel e o apresentador adotou o nome Silvio Santos, por ser mais fácil das pessoas entenderem e gravarem. Quando tinha apenas 14 anos Silvio trabalhava de camelô com seu irmão e sobrinho. Algum tempo depois que começou na profissão um fiscal da prefeitura do Rio de Janeiro percebeu a voz imponente do garoto e o convidou para fazer um teste na Rádio Guanabara. Silvio foi aprovado e trabalhou na rádio por apenas um mês, pois como camelô o jovem ganhava mais dinheiro.

O apresentador intitula o SBT como a TV mais feliz do Brasil (Foto: Divulgação)

Os anos passaram e hoje não tem como falar da história da televisão brasileira sem falar de Silvio Santos. Quando o televisor não era o principal meio de comunicação, perdendo para o custo baixo do popular rádio, os índices de audiência que não saiam dos quatro pontos percentuais ia para quarenta pontos quanto Silvio Santos aparecia em qualquer programa da TV. Audacioso, comprou uma emissora de televisão onde expandiu seus negócios e consolidou sua marca como empresario.

Leia Também:  Dráuzio Varella é chamado às pressas para tratar Jô Soares

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi a ferramenta utilizada pelo apresentador durante anos, na tentativa de acabar com a hegemonia da Rede Globo. Não deu certo. Porém, Silvio Santos não se abala. Recentemente no programa que leva o nome do apresentador, ele mesmo declarou que entendeu que não vale a pena lutar para ser o número um em audiência, sabendo que sua concorrente é a Globo. O apresentador hoje se orgulha de ter a TV, que ele mesmo intitulou como a TV mais feliz do Brasil.

O apresentador está completando 81 anos (Foto: Divulgação)

A história do apresentador foi enredo de escola de samba em 2001, quando a Tradição colocou na avenida praticamente todo elenco do SBT, inclusive Silvio Santos. Em 2012 acredita-se que história de vida do apresentador dará origem a um filme. Recentemente a fortuna do comunicador sofreu baixa. Silvio Santos vendeu o Banco Panamericano para pagar uma dívida gigantesca ao Fundo Garantidor de Créditos.

Outra polêmica envolvendo o apresentador é os R$ 5 milhões que deverá pagar a Archimedes Messina, por usar a música de sua autoria durante 40 anos. O canção de abertura do programa Silvio Santos, não poderá ser mais utilizada pelo comunicador. Silvio Santos perdeu na justiça o direito de usá-la e ainda sofreu a condenação do pagamento de indenização.

Mas uma coisa é certa, mesmo diante dos comentários cheios de segundas intenções e as piadas de duplo sentido que o apresentador dispara durante o seu programa dominical, além das condenações de pagamento de indenização ou multas pela justiça, Silvio Santos continua sendo um exemplo de empreendedorismo e um dos maiores apresentadores que o Brasil já teve.

Top