Silicone não prejudica amamentação

Muitas mulheres querem ter os seios bonitos e firmes que a cirurgia para implantação do silicone proporciona, porém algumas têm dúvidas se o procedimento…

Por Redacao em 19/12/2011

Bebê mamando (Foto: Divulgação)

Muitas mulheres querem ter os seios bonitos e firmes que a cirurgia para implantação do silicone proporciona, porém algumas têm dúvidas se o procedimento feito antes de engravidar pode prejudicar na hora da amamentação da criança. Na verdade, esse é um mito que existe e ainda não conseguiu sair da cabeça de muitas mulheres, pois a amamentação de mulheres com silicone é tão saudável quanto a amamentação de mulheres sem silicone.

☰ CONTEÚDO

Por que não prejudica?

Mãe amamentando (Foto: Divulgação)

Há mais de 20 anos as mulheres fazem uso do silicone e nenhum estudo comprovou que haja escape de silicone prejudicial ao bebê, muito menos se um bebê alimentado assim teria sofrido más influências e problemas de saúde.

O implante de silicone não influencia negativamente na amamentação se utilizados corretamente pelos cirurgiões plásticos, isso porque todas as vias de acesso para a colocação dos implantes e seu posicionamento não agridem a glândula mamária. Além disso, o leite não sofre nenhum tipo de alteração por causa do silicone, nem em cor nem em sabor, ou seja, o bebê vai ter o leite da mamãe normal!

Cuidados com o silicone

Mulher antes da cirurgia para implantar silicone (Foto: Divulgação)

Mesmo não influenciando na amamentação, a mulher precisa ficar alerta quanto ao silicone que deseja implantar, os mais frequentes são os com gel ou solução salina, informe-se com seu médico quanto a isso e se os condutos lácteos sofrerão alguma modificação ou serão removidos na cirurgia. Para quem quiser saber ainda mais, pode questionar sobre a empresa fabricante do silicone e até a data de fabricação.

Leite materno faz bem

Com ou sem silicone nos seios as mamães precisam amamentar os bebês para que eles tenham um laço afetivo ainda maior e também pelo efeito positivo do leite materno que contém anticorpos necessários para a boa saúde da criança.

Se a mamãe tiver medo de amamentar não devido ao implante de silicone, mas pelo fato de achar que os seios ficarão caídos se ela o fizer, dois recados:

– A saúde de seu filho é mais importante do que qualquer estética, afinal, você pode fazer ajustes, correr para um cirurgião plástico ou usar roupas que disfarcem, mas recuperar o tempo perdido na vida da criança, não.

– Os seios não ficam flácidos devido à amamentação e sim porque durante a gravidez houve um aumento no tamanho deles, exigindo esforços dos “músculos” que seguram os seios, que depois de esticados, perdem a força quando o seio volta ao tamanho normal.

Por isso tudo, sempre vale a pena amamentar!

Top