Significados ocultos dos sonhos, conheça os mais comuns

Os estudiosos buscam explicações para os sonhos desde a Antiguidade. Eles procuram meios de controlar as manifestações do inconsciente e até bolam interpretações para…

Os estudiosos buscam explicações para os sonhos desde a Antiguidade. Eles procuram meios de controlar as manifestações do inconsciente e até bolam interpretações para os sonhos mais misteriosos. Embora existam muitas teorias, o tema ainda é motivo para um amplo debate que envolve religião, ciência e cultura.

O sonho deriva de cargas emocionais da vida real. (Foto:Divulgação)

Decifrando os sonhos

Muitas pessoas acreditam que o sonho é algo que está fora da compreensão humana. Mas, especialistas apontam que o indivíduo pode controlar o manifesto do seu inconsciente, principalmente através de concentração e meditação.

Freud foi um dos principais estudiosos sobre os sonhos e publicou um livro especialmente voltado para este assunto. O pai da psicanálise acreditava que o sonho levava ao conhecimento das atividades do inconsciente da mente. Para Freud, as narrativas absurdas seriam capazes de revelar os desejos mais ocultos do indivíduo.

Sabe-se que os objetos do sonho derivam de cargas emocionais da vida real, ou seja, dos momentos nos quais as pessoas permanecem acordadas, captando sons e imagens.

Saiba mais: Dicionário de sonhos: onde encontrar

Os sonhos mais comuns e os seus significados

Ian Wallace é um psicólogo francês que estuda sonhos há mais de 30 anos. Suas conclusões sobre o assunto estão presentes no livro “The Top 100 Dreams”. Nesta obra, o autor lista os 100 sonhos mais comuns e sugere interpretações para eles.

Veja alguns sonhos e os seus significados ocultos:

Ser perseguido: significa que a pessoa não sabe como enfrentar um problema que está passando.

Perder os dentes: um sonho bastante comum entre os jovens. Significa falta de autoconfiança.

Procurar um banheiro: denuncia uma dificuldade para encontrar as necessidades.

Estar nu em público: quando a pessoa aparece sem roupa em seu próprio sonho, ela está se sentindo vulnerável ou exposta diante do novo.

Estar desesperado para a prova: revela uma preocupação com os testes da escola ou da faculdade.

Para Freud, voar no sonho está relacionado a excitação. (Foto:Divulgação)

Voar sem esforço: revela que a pessoa se sente pronta para tomar decisões tranquilamente e sem pressões. Também existe uma associação com a ereção e excitação masculina.

Cair de repente: percepção de alguma coisa que saiu do controle.

Não controlar o carro: significa que o indivíduo não se sente capaz de seguir a direção desejada, sobretudo no que diz respeito aos planos profissionais.

Achar um novo cômodo na própria casa: uma chance de autoconhecimento.

Estar atrasado: revela o medo de não cumprir o horário ou também a insatisfação de adiar as tarefas.

Controvérsia

Alguns especialistas acreditam que não há um significado universal para cada sonho. (Foto:Divulgação)

De acordo com Luis Flávio Couto, professor de psicanálise da PUC-Minas, a história de que cada objeto do sonho apresenta um significado não funciona de verdade. As mensagens devem ser interpretadas de acordo com a vivência e a percepção de cada indivíduo, afinal, não há um significado universal para cada símbolo que se manifesta no inconsciente. O psicanalista ainda afirma que as interpretações correspondem ao folclore e não possuem um significado oculto.

Veja também: Significado dos Sonhos

Top