Significado do Dia das Mães

Qual o significado do Dia das Mães? Por que essa data faz parte do calendário e mobiliza comemorações em todo o mundo. Nessa matéria…

Qual o significado do Dia das Mães? Por que essa data faz parte do calendário e mobiliza comemorações em todo o mundo. Nessa matéria iremos falar um pouco a respeito da história do dia das mães e como ele vem sendo celebrado pelas pessoas ao longo dos anos. De qualquer forma, uma coisa é certa: a ocasião é perfeita para demonstrar amor àquela que te deu a vida.

Significado do Dia das Mães. (Foto: Divulgação)

Há diversas teorias sobre como teria surgido o Dia das Mães, que, inclusive, variam de país para país. O fundamental é compreender que, no fundo, a data tem uma única função: homenagear a pessoa que traz à luz uma pessoa e que, independente da situação, sempre está ao lado de seus filhos. Aliás, é bom lembrar que mãe também é aquela que, mesmo não sendo parente biológico, trata com o mesmo amor e carinho aqueles que escolheu educar e criar – um laço por vezes tão ou mais forte que o sanguíneo.

Veja também: Imagens com Feliz dia das Mães 2015

Significado do Dia das Mães

Para compreender o significado do dia das mães, é preciso conhecer algumas histórias a respeito da data. Veja:

Reza a lenda que os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Os romanos, celebravam cerca de três dias, com oferendas e ritos em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Reia, mãe dos deuses. (Foto: Divulgação)

Com o crescimento do cristianismo a celebração ganhou força e foi sincretizada em torno da imagem da Virgem Maria, a mãe de Jesus. Posteriormente, no século XVII, na Inglaterra, havia o “Domingo das Mães”, quando, durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Inclusive, trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitá-las.

Leia Também:  Dicas de Programas para o dia das mães

Leia mais: Dicas de presentes para dia das mães 2015

Existe uma única data?

Em diferentes partes do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, e foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

O dia das mães faz uma homenagem a todas as mamães. (Foto: Divulgação)

Dia das mães nos EUA

Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis, após a morte de sua mãe. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a ela, que havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Anna Jarvis teve a ideia de criar o dia das mães nos EUA. (Foto: Divulgação)

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, contudo ganhou um caráter comercial. Isso desagradou Anna, que estava muito desapontada em ver que o caráter solene estava se perdendo. Em 1923, ela liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha nada mudou.

Leia Também:  Lembrancinha para o dia das mães

Saiba mais: Mensagens dia das mães para Facebook 2015

Agora que você já sabe o significado do dia das mães, não deixe de homenagear a mulher mais importante da sua vida com presentes, palavras de afeto, beijos e abraços. Lembre-se que todos os dias é dia das mães.

Top