Significado do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de Outubro, diferente da data estabelecida pela ONU, que é dia 20 de novembro,…

Por Élida Santos em 30/09/2012

Comemore o dia das crianças com seus filhos (Foto: Divulgação)

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de Outubro, diferente da data estabelecida pela ONU, que é dia 20 de novembro, pois foi o dia em que foi aprovada a lei do direito das crianças, mas a variação de datas acontece de país para país. No país do futebol a comemoração ocorre neste dia devido à ideia do Deputado Galdino do Valle Filho, isto ocorreu em 1920, entretanto o presidente Arthur Bernardes só aprovou o projeto no dia 05 de novembro de 1924, foi quando oficialmente o Brasil passou a comemorar o dia da criança. Mesmo com o dia devidamente oficializado, ele não tinha nenhum impacto sobre a sociedade, foi então que a gigante empresa de brinquedos “Estrela” produziu uma campanha publicitária junto com a marca Johnson & Johnson chamada “A semana do bebê Robusto” com a intenção de aumentar a venda de seus produtos. A partir daí, devido ao sucesso da campanha que aconteceu no ano de 1960 o Dia das Crianças passou a ganhar importância, e as crianças passaram a ganhar presentes para comemorar este dia.

Confira também: Americanas.com Dia das Crianças

O Dia das Crianças deve ser uma festa (Foto: Divulgação)

 

Dia das Crianças e a Industrai de brinquedos

A indústria de brinquedos teve importância fundamental para este dia ganhar realmente o significado de “Dia das Crianças”, pois no ano seguinte, em1961, aestratégia foi escolher um único dia para fazer grandes promoções no setor de brinquedos, e não uma semana, como havia sido no ano anterior. Foi então que aproveitando a data oficial do dia da criança, as indústrias de brinquedos escolheram o 12 de Outubro para fazer grandes promoções em seus produtos destinados a crianças, em especial os seus brinquedos, e de uma vez por todas este dia ficou marcado na mente das crianças, em especial dos pais, consumidores, que esta data existe para se comemorar o Dia da Criança.

Apesar de a intenção ser válida no dia 12 de Outubro, comemorar o dia das crianças no Brasil, o principal responsável pela disseminação e notoriedade da data é o comércio, fato este que implica em muitas criticas por parte dos cidadãos que não concordam plenamente com o capitalismo, entretanto não há como negar que ter um dia voltado para nossas crianças é necessário e proveitoso, não deixa de ser uma data importante para os pequenos, que ainda não tem noção do porque este dia existe, porém se divertem e comemoram o dia destinado a eles.

Leia também: Como Fazer Festa para o Dia das Crianças

Em outros países as datas se diferem, por exemplo, em Portugal por questões religiosas a data é comemorada dia 1 de junho, uma homenagem a Maria, mãe de Jesus. Na Argentina comemora-se no segundo domingo de Agosto, já no México é comemorado em 30 de Abril e assim por diante.

 

Top