Significado das flores: saiba mais

Pode-se dizer que não existe alguém, no mundo, capaz de não sentir admiração alguma pelas flores. Elas são o símbolo da vida e da…

Pode-se dizer que não existe alguém, no mundo, capaz de não sentir admiração alguma pelas flores. Elas são o símbolo da vida e da beleza da natureza. As espécies são incontáveis e todas têm uma beleza ímpar. Por isso, é muito antigo o hábito de cultivá-las, em espaços com terra ou em vasos. É igualmente antigo o ato de presentear alguém, por meio das flores. É uma forma muito singela de demonstrar os sentimentos que as pessoas despertam, umas nas outras. Na hora de escolher um exemplar para dar a alguém, o quesito beleza é o que conta mais. No entanto, também é válido saber qual o significado das flores, antes de oferecê-las a quem amamos.

A rosa lilás significa "amor à primeira vista" (Foto: Divulgação)

Cada exemplar de uma pequena flor é carregado de sentidos, que envolvem sua cor, perfume e formato. Algumas até têm significado negativo, que vem de tradições milenares. A lista de nomes é imensa, sendo, portanto, impossível elencá-las, aqui. Mesmo assim, o Mundo das Tribos decidiu selecionar algumas das mais belas flores e explicar a você o sentido que elas carregam. Assim, será possível escolher o seu presente, de forma mais elaborada. Para isso, deu-se preferência a exemplares que possuem significados que se adequam aos sentimentos mais comuns, quando as pessoas decidem presentear com flores.

Flores que significam admiração e reconhecimento

Campânulas roxas - admiração (Foto: Divulgação)

Quando se deseja oferecer flores a alguém por quem se sente muita admiração, respeito e, principalmente, gratidão, boas ideias são as Campânulas ou as Camélias vermelhas. As campânulas, além de lindas, significam “admiração”. Elas podem ser roxas, lilás, rosadas ou brancas e são flores que têm a forma semelhante a um sino. As Camélias têm o significado de “reconhecimento”. Ao presentear, se a pessoa não souber destes detalhes, pode-se explicá-los a ela que, certamente, ficará muito mais feliz em receber as flores.

Camélias vermelhas significam "reconhecimento" (Foto: Divulgação)

Flores que significam consolo e esperança

Para alguém que está muito triste, as flores indicadas são o Gerânio vermelho ou a Íris branca. São símbolos de consolo e apoio, auxiliando alguém que está passando por enormes decepções. O significado do Gerânio, em especial, é “consolo”. Já a Íris simboliza a necessidade de se ter esperança e persistir.

Gerânio vermelho - consolo a quem sofre (Foto: Divulgação)

Flores que significam amor e paixão

É claro que tais sentimentos não poderiam faltar, entre as flores e seus significados. Neste sentido, as rosas são as que mais simbolizam os amores carnais humanos. A Rosa vermelha é o símbolo da paixão; já a Rosa lilás significa “amor à primeira vista”. A Flor de pessegueiro (que não é muito comum entre os presentes) simboliza o amor conjugal. O Crisântemo vermelho também é uma declaração de paixão. Já o Cravo branco simboliza o amor ardente. Por outro lado, quem deseja enviar flores que simbolizam paixão, mas prefere fazê-lo em anonimato, pode optar pelas Acácias amarelas (“amor secreto”). Para finalizar, a flor que simboliza uma declaração de amor é a Tulipa vermelha.

Tulipas vermelhas - declaração de amor (Foto:Divulgação)

Conheça outras espécies: Fotos de flores 

Continuar Lendo  Alimentação para gestantes

Saiba quais delas podem enfeitar a casa, durante o ano todo: Plantas que dão flores o ano todo 

Top