Shiatsu capilar, passo a passo Shiatsu capilar, passo a passo

Shiatsu capilar, passo a passo

O Shiatsu capilar é uma novidade que está despertando o interesse das mulheres ocidentais. Depois de fazer sucesso entre as divas de Hollywood, a…

Por Isabella Moretti em 23/11/2012

O Shiatsu capilar é uma novidade que está despertando o interesse das mulheres ocidentais. Depois de fazer sucesso entre as divas de Hollywood, a técnica está conquistando o público feminino, pois ajuda a relaxar e intensifica os cuidados com o cabelo.

O shiatsu capilar é uma técnica que consiste em massagear o couro cabeludo. (Foto:Divulgação)

Os benefícios do shiatsu capilar

Na sua versão tradicional, o shiatsu é um método terapêutico que foi criado no Japão com o objetivo de proporcionar bem-estar e equilíbrio. Desde o início, a técnica se baseou nos movimentos de pressão com os dedos para estimular diferentes regiões do corpo.

A terapia milenar oriental foi adaptada para beneficiar as madeixas e se transformou em shiatsu capilar. A massagem no couro cabeludo tem como objetivo estimular a circulação e eliminar as toxinas presentes no bulbo capilar.

O shiatsu estimula a circulação do sangue e a oxigenação do couro cabeludo, por isso ele contribui para que os cabelos cresçam mais fortes e saudáveis.

A terapia melhora a circulação do sangue e a oxigenação do couro cabeludo. (Foto:Divulgação)

A massagem no couro cabeludo tem duração média de 15 minutos e pode ser realizada em casa. Para facilitar os movimentos de pressão com os dedos e aumentar o efeito do shiatsu capilar, é recomendado fazer a terapia durante o banho, enquanto o shampoo é aplicado. Se a massagem for realizada durante a lavagem, ela ajuda a abrir os poros e facilita a absorção do produto.

Também existe a possibilidade de aplicar uma máscara hidratante nos cabelos para fazer a massagem, evitando passar o produto diretamente na raiz. Nada impede também da terapia ser realizada com os fios secos e sem nenhum cosmético de hidratação.

Leia mais: Massagem Shiatsu Facial – como fazer

Passo a passo do shiatsu capilar

Para melhorar o efeito da massagem, aplique um tônico hidratante. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir o passo a passo do shiatsu capilar:

1. Para aumentar os efeitos do tratamento, aplique um tônico hidratante nos fios antes de iniciar a massagem;

2. Inicie os movimentos de pressão no pescoço e nos ombros para relaxar. Depois, siga uma linha central na cabeça para pressionar com os dedos, da nuca até a testa;

3. Durante a massagem, é importante intercalar os movimentos. Além de fazer pressão, também vale mexer os dedos como se estivesse tocando piano e deslizar a palma da mão pelo couro cabeludo. Leves puxões de cabelo também são válidos para estimular a circulação;

4. Outra manobra essencial no shiatsu capilar é usar a palma da mão para fazer movimentos circulares em toda a cabeça;

5. Após 15 minutos de massagem no couro cabeludo, finalize o procedimento massageando o rosto com a ponta dos dedos e pressionando levemente.

Veja também: Curso de Shiatsu Gratuito

Top