Shampoos e condicionadores para cabelos oleosos

Editorial MDT 09/10/2012 Beleza

Quem tem cabelos oleosos costuma passar por maus bocados. Sejam os fios com excesso de óleo na raiz, ou com tal problema em toda a sua extensão, o trabalho desenfreado das glândulas sebáceas faz com que os cabelos fiquem com aparência de sujos, comprometendo a autoestima de quem convive com isso. A causa deste transtorno, na maioria dos casos, é genética e pode ocorrer também em situações de muito estresse. Como não há uma cura definitiva para isso, a melhor saída é saber escolher bem os shampoos e condicionadores para cabelos oleosos. Usando-os corretamente, é possível melhorar bastante a qualidade e a aparência dos fios.

Os fios oleosos transtornam a vida de muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Atualmente, existem muitas marcas de produtos para cabelos oleosos, no mercado. Com diferentes características, alguns promovem uma limpeza profunda, enquanto outros hidratam. As duas propriedades são importantes, pois o uso de um shampoo para limpeza precisa ser intercalado com outro que hidrate os fios, a fim de evitar o ressecamento das pontas. Por outro lado, se os produtos para limpeza não forem usados, os cabelos poderão ficar carregados e não completamente limpos. Veja algumas diferenças entre os shampoos e dicas de produtos para cabelos oleosos.

Shampoo Seda Citric Fresh (Foto: Divulgação)

Diferenças entre shampoos para cabelos oleosos

Geralmente, os produtos com consistência leitosa, mais especificamente os shampoos, costumam proporcionar mais hidratação do que limpeza. Por isso, usá-los com muita frequência acaba fazendo com que os cabelos fiquem pesados. Mesmo sendo oleosos, os fios precisam ser hidratados. Entretanto, o hábito de usar apenas shampoos hidratantes acarreta cabelos carregados e ainda mais oleosos. Por este motivo, muitas pessoas costumam dizer que precisam mudar o shampoo e o condicionador, pois seus cabelos “se acostumaram” e os produtos não estão mais fazendo efeito. Trata-se, portanto, de um mito do universo estético.

Shampoo Johnson's, para bebês (Foto: Divulgação)

Os shampoos para cabelos oleosos são mais eficientes em sua versão translúcida. Eles promovem limpeza satisfatória, melhorando bastante a aparência dos fios e mantendo-os limpos, por mais tempo. Contudo, conforme dito acima, seu uso diário, em alguns casos, pode ressecar os fios. Mas, atenção: isso não acontece com todas as pessoas! O indicado para este tipo de cabelo é o shampoo transparente.

Natura Plants para cabelos oleosos (Foto: Divulgação)

Há, ainda, os produtos antirresíduos, destinados à limpeza profunda. Estes, sim, ressecam bastante os fios, devendo ser usados apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Portanto, uma dica interessante é lavar os cabelos oleosos com shampoo transparente e, em seguida, lavar pela segunda vez com um shampoo leitoso. Assim, é possível limpar e hidratar os fios, na mesma lavagem. Os condicionadores podem ser da mesma linha dos shampoos e devem ser aplicados apenas nas pontas dos cabelos.

Shampoo Vizcaya Botanique (Foto: Divulgação)

Dicas de shampoos para cabelos oleosos

Confira alguns shampoos e seus devidos condicionadores que têm satisfeito muitas pessoas com cabelo oleoso:

– Shampoo Seda Citric Fresh

– Shampoo de bebê Johnson’s (sem condicionador)

– Natura Plants para cabelos oleosos

– Shampoo Vizcaya Botanique

– Pantene Purificante (transparente)

– Neutrogena Antirresíduos (não deve ser usado, diariamente)

Neutrogena Antirresíduos (Foto: Divulgação)

Há, ainda, inúmeros outros shampoos e condicionadores para cabelos oleosos, no mercado. O ideal é experimentar e verificar com qual deles os cabelos irão se entender.

O ideal é lavar os cabelos duas vezes: a primeira, com shampoo transparente; a segunda, com o leitoso (Foto: Divulgação)

Confira cuidados importantes para controlar a oleosidade: Cabelo com raiz oleosa: como cuidar

Aproveite e veja outros produtos que ajudam a combater o problema: Pente antioleosidade para os cabelos

 

 

Outros artigos

Bolero: modelos, como usar

20/08/2012

Bolero: modelos, como usar

O bolero é uma peça bastante versátil do guarda-roupa feminino, capaz de conferir um toque todo especial às mais diversas produções ou ainda mudar completamente a ca...