Shampoos e condicionadores para cabelos oleosos

Quem tem cabelos oleosos costuma passar por maus bocados. Sejam os fios com excesso de óleo na raiz, ou com tal problema em toda…

Quem tem cabelos oleosos costuma passar por maus bocados. Sejam os fios com excesso de óleo na raiz, ou com tal problema em toda a sua extensão, o trabalho desenfreado das glândulas sebáceas faz com que os cabelos fiquem com aparência de sujos, comprometendo a autoestima de quem convive com isso. A causa deste transtorno, na maioria dos casos, é genética e pode ocorrer também em situações de muito estresse. Como não há uma cura definitiva para isso, a melhor saída é saber escolher bem os shampoos e condicionadores para cabelos oleosos. Usando-os corretamente, é possível melhorar bastante a qualidade e a aparência dos fios.

Os fios oleosos transtornam a vida de muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Atualmente, existem muitas marcas de produtos para cabelos oleosos, no mercado. Com diferentes características, alguns promovem uma limpeza profunda, enquanto outros hidratam. As duas propriedades são importantes, pois o uso de um shampoo para limpeza precisa ser intercalado com outro que hidrate os fios, a fim de evitar o ressecamento das pontas. Por outro lado, se os produtos para limpeza não forem usados, os cabelos poderão ficar carregados e não completamente limpos. Veja algumas diferenças entre os shampoos e dicas de produtos para cabelos oleosos.

Shampoo Seda Citric Fresh (Foto: Divulgação)

Diferenças entre shampoos para cabelos oleosos

Geralmente, os produtos com consistência leitosa, mais especificamente os shampoos, costumam proporcionar mais hidratação do que limpeza. Por isso, usá-los com muita frequência acaba fazendo com que os cabelos fiquem pesados. Mesmo sendo oleosos, os fios precisam ser hidratados. Entretanto, o hábito de usar apenas shampoos hidratantes acarreta cabelos carregados e ainda mais oleosos. Por este motivo, muitas pessoas costumam dizer que precisam mudar o shampoo e o condicionador, pois seus cabelos “se acostumaram” e os produtos não estão mais fazendo efeito. Trata-se, portanto, de um mito do universo estético.

Shampoo Johnson's, para bebês (Foto: Divulgação)

Os shampoos para cabelos oleosos são mais eficientes em sua versão translúcida. Eles promovem limpeza satisfatória, melhorando bastante a aparência dos fios e mantendo-os limpos, por mais tempo. Contudo, conforme dito acima, seu uso diário, em alguns casos, pode ressecar os fios. Mas, atenção: isso não acontece com todas as pessoas! O indicado para este tipo de cabelo é o shampoo transparente.

Natura Plants para cabelos oleosos (Foto: Divulgação)

Há, ainda, os produtos antirresíduos, destinados à limpeza profunda. Estes, sim, ressecam bastante os fios, devendo ser usados apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Portanto, uma dica interessante é lavar os cabelos oleosos com shampoo transparente e, em seguida, lavar pela segunda vez com um shampoo leitoso. Assim, é possível limpar e hidratar os fios, na mesma lavagem. Os condicionadores podem ser da mesma linha dos shampoos e devem ser aplicados apenas nas pontas dos cabelos.

Shampoo Vizcaya Botanique (Foto: Divulgação)

Dicas de shampoos para cabelos oleosos

Confira alguns shampoos e seus devidos condicionadores que têm satisfeito muitas pessoas com cabelo oleoso:

Leia Também:  Tire as dúvidas sobre plástica no nariz

– Shampoo Seda Citric Fresh

– Shampoo de bebê Johnson’s (sem condicionador)

– Natura Plants para cabelos oleosos

– Shampoo Vizcaya Botanique

– Pantene Purificante (transparente)

– Neutrogena Antirresíduos (não deve ser usado, diariamente)

Neutrogena Antirresíduos (Foto: Divulgação)

Há, ainda, inúmeros outros shampoos e condicionadores para cabelos oleosos, no mercado. O ideal é experimentar e verificar com qual deles os cabelos irão se entender.

O ideal é lavar os cabelos duas vezes: a primeira, com shampoo transparente; a segunda, com o leitoso (Foto: Divulgação)

Confira cuidados importantes para controlar a oleosidade: Cabelo com raiz oleosa: como cuidar

Aproveite e veja outros produtos que ajudam a combater o problema: Pente antioleosidade para os cabelos

 

 

Top