Shampoo anticaspa: como usar

A caspa costuma deixar o cabelo coberto por pontos brancos e também é associada à falta de higiene. No entanto, a descamação do couro…

Por Isabella Moretti em 11/06/2013

A caspa costuma deixar o cabelo coberto por pontos brancos e também é associada à falta de higiene. No entanto, a descamação do couro cabeludo não acontece apenas por causa da falta de lavagem dos fios.

As caspas atingem homens e mulheres. (Foto:Divulgação)

A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, pode ser desencadeada por fatores hormonais, predisposição genética, mudanças bruscas de clima, estresse e principalmente por uma lavagem inadequada. A caspa surge em todos os tipos de cabelos e afeta 32% da população brasileira.

Não há uma cura definitiva para a caspa, mas existem formas de controlar o problema através do uso de produtos apropriados.

Produtos que acabam com as caspas

Os produtos que eliminam as caspas funcionam porque são desenvolvidos com princípios ativos que diminuem a divisão celular, como o zinco e o cetoconazol. Antes estes cosméticos ressecavam os fios, mas hoje eles apresentam formas apropriadas para deter o problema de caspa e hidratar.

Para tratar a caspa, é necessário usar produtos específicos. (Foto:Divulgação)

Se não houver melhoras com o uso de produtos apropriados, é recomendado procurar um dermatologista para diagnosticar o grau da dermatite seborreica.

Na dúvida de como acabar com a caspa, as pessoas também podem procurar manter hábitos saudáveis, como lavar o cabelo com água fria, não usar as unhas para massagear a raiz, não mexer nos fios o tempo todo e manter uma alimentação equilibrada (sem excesso de açúcar ou gordura).

Como usar shampoo anticaspa?

Confira a seguir como aplicar shampoo anticaspa:

1. Lave as madeixas com shampoo para cabelo seco, mesmo se os fios forem oleosos;

2. Depois de enxaguar, aplique o condicionador, da altura da orelha até as pontas. Este produto vai proteger a fibra capilar do produto anticaspa;

3. Aplique o shampoo anticaspa em todo o couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos. Deixe a fórmula agir por três minutos. Não é recomendado lavar todo o cabelo com o shampoo anticaspa, afinal, o problema está concentrado apenas na raiz;

4. Enxague o cabelo, de preferência com água fria. O produto vai deslizar sobre o condicionador e com isso ressecar menos os fios;

5. Para finalizar a lavagem, aplique novamente o condicionador e enxague com água em abundância.

Shampoo anticaspa, La Roche-Posay. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir uma seleção com os melhores shampoos anticaspa:

– Shampoo anticaspa, La Roche-Posay;

– Shampoo anticaspa, Natura;

– Shampoo anticaspa Novety;

– Shampoo anticaspa Vitalab;

– Shampoo anticaspa Mac Paul;

– Shampoo anticaspa De Sírus.

Agora que você já sabe como cuidar dos cabelos com caspa, coloque em prática as dicas no seu dia-a-dia.

Top