Sexo, como saber se já chegou a hora

Sexo, como saber se já chegou a hora

Homens e mulheres costumam se divergir quando o assunto é a hora certa de fazer sexo pela primeira vez. Para a maioria dos homens,…

Por Andre em 24/02/2012

Muita gente tem dúvidas sobre o momento certo de iniciar a vida sexual

Homens e mulheres costumam se divergir quando o assunto é a hora certa de fazer sexo pela primeira vez. Para a maioria dos homens, quanto mais cedo começar melhor, tanto é que grande parte inicia a vida sexual bem precocemente, sem pensar muito no assunto e saber se já está pronto.

Já para as mulheres a questão costuma ser um pouco mais delicada e cheia de tabus, que envolvem o estilo de criação da família, motivos religiosos, medo de ser abandonada pelo parceiro logo em seguida e uma certa pressão para a iniciação sexual começar apenas depois do casamento.

Em ambos os casos, o certo é que não há como saber se a hora certa já chegou. É uma questão muito íntima e pessoal, e o momento certo de começar na verdade depende de cada um. Como é uma experiência que marca bastante e por um motivo ou por outro (ter sido muito bom ou ruim) certamente será lembrada por muito tempo, apenas você mesmo(a) saberá quando estará pronto(a) para começar.

Apesar dessas dúvidas, diversas pesquisas têm mostrado que tanto os meninos quanto as meninas estão começando a vida sexual cada vez mais cedo.

Dicas

Uma das dicas é escolher alguém que você goste para começar

Para saber se é o momento certo de transar pela primeira vez, você pode fazer algumas reflexões, como se a(o) provável parceira(o) é realmente a pessoa com quem quer iniciar a vida sexual, se não está fazendo isso por pressão da turma ou de outras pessoas, se está à vontade com a situação e se realmente está querendo transar.

Lembre-se de que ninguém nasce sabendo e de que a primeira vez pode não ser tão legal quanto você imagina. Daí vem a importância de se escolher uma parceira(o) que você conheça e que goste, pois se não for tão bom, pelo menos terá acontecido com alguém que curte.

Caso tenha muitas dúvidas, comece conhecendo o próprio corpo e conversando com alguém de confiança e com experiência para que te passe algumas dicas. Você também pode procurar ajuda com médicos ou psicólogos e também procurar na internet para buscar maiores informações sobre o assunto.

O mais importante é saber que o sexo é algo totalmente natural e que faz parte das nossas relações, por isso não tenha medo, o amadurecimento vem com o tempo.

Cuidados

Independente da hora em que começar, não se esqueça da proteção

Quando decidir que chegou a hora, não se esqueça de dois dos pontos mais importantes a respeito das relações sexuais: a proteção e a prevenção. Usando a camisinha, você se protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e também previne uma gravidez precoce (já imaginou uma gravidez logo na primeira relação sexual?).

No caso das meninas, com o início da vida sexual deve começar um acompanhamento ginecológico, para conhecer outros métodos contraceptivos e tornar a relação ainda mais segura, saudável e prazerosa.

Top