Seu filho tem problemas para estudar? Saiba como ajudá-lo

Os pais possuem participação fundamental no desempenho escolar dos filhos. Desse modo é preciso que eles estejam sempre acompanhando de perto o desenvolvimento escolar…

Os pais possuem participação fundamental no desempenho escolar dos filhos. Desse modo é preciso que eles estejam sempre acompanhando de perto o desenvolvimento escolar da criança, pois, assim, fará com que ela se sinta mais importante na vida familiar, o que contribui para o aprendizado. Se o seu filho anda tendo dificuldades em fazer a lição de casa e principalmente na hora de estudar para as provas, não se preocupe, abaixo listamos algumas dicas de como ajudá-los com esse pequeno problema. Confira!

É importante a criança estudar em um ambiente silencioso, longe de qualquer tipo de aparelho ligado, para que desse modo ela tenha um maior desempenho nos estudos. Também é importante ter ferramentas como: revistas, livros, jornais objetos  que ela possa consultar na hora de estudar.

Estipule um horário para começar e terminar os estudos e para as brincadeiras. Organizar o tempo reduz o estresse e aumenta a capacidade de concentração. Nada mais justo do que pedir a opinião de seu filho para ver estes horários, pois dessa forma está incentivando seu comprometimento.

Pergunte ao seu filho quais são as matérias que está tendo dificuldade e peça para que ele liste  todos os temas, para não deixar de estudar nenhuma delas, por estar com dificuldade. É importante ressaltar que você não precisa saber tudo, nem resolver as questões no lugar dele.

Com a maior dificuldade dos alunos é resumir as informações passadas, peça para ele ler um pequeno capítulo de um livro e contar em 15 linhas o que entendeu. Outro ponto importante e que auxilia muito o aprendizado da criança com os estudos é misturar assuntos escolares com programas que assistem. É uma ótima forma de motivação e memorização.

Continuar Lendo  Calendário Escolar de 2010

É importante incentivá-los a ler até entender. Para isso, sugira que ele imagine os acontecimentos quando estudados. Por exemplo, ele pode imaginar as guerras na matéria de história. Já em geografia, as plantas, os vulcões questões que certamente cairão na prova. Debater as idéias também pode ajudar muito. Procure conversar sobre o livro que ele está lendo ou sobre um acontecimento que gerou grande impacto.

Os estudos também têm como ficarem divertidos. Você pode convidá-lo para ir ao supermercado com você, e peça para que ele calcule o valor das comprar e as vantagens dos descontos. Assim como também em fins de semana, poderão passear por museus, teatros, cinemas e bibliotecas. Estes tipos de programas desenvolvem horizontes e incentivam o conhecimentos.

Com esse novo método de estudo, certamente seu filho nunca mais terá problemas em aprender as matérias e dificuldades em estudar

Top