Setores com maior carência de profissionais no mercado

PUBLICIDADE


A atual época em que vivemos é chamada por muitos como a década do mundo no Brasil. Isso devido aos dois maiores eventos do planeta que serão realizados aqui em nosso país, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o que farão com que os estrangeiros voltem os seus olhares para o país.

Mas não é apenas a Copa do Mundo e as Olímpiadas que têm atraído o olhar das pessoas. Temos também a economia do país visto que os investidores e muitas pessoas veem o Brasil como uma ótima porta para efetivação de investimentos e até mesmo como um excelente local para se morar com a família.

Por conta dos eventos mencionados e a economia em alta, diversos setores de trabalho têm aumentado suas demandas e serviços. Com isto, cada vez mais necessitam de profissionais qualificados e experientes para preencherem as inúmeras vagas que surgem todos os dias em várias regiões do país.

PUBLICIDADE

Mesmo com todo o investimento que os governos têm realizado para qualificar mão-de-obra, muitas áreas de trabalho estão carentes de profissionais que atendam o perfil que as empresas buscam. Esta situação faz com que alguns setores passem pela constante necessidade de produção mais acelerada. Vejamos algumas áreas com deficiência de profissionais qualificados em todo o país.

– Indústria: A indústria é um fundamental setor para alavancar a economia do Brasil. Há alguns anos, ela vem apresentando lacunas em seu quadro de profissionais. Mas, por que isto veio ocorrer? Isto se deve ao fato de que o país cresce não na mesma proporção que as pessoas têm se preparado, ou seja, ambos não crescem com a mesma velocidade. O resultado é o que vemos: Déficit de mão-de-obra qualificada no mercado da indústria em todos os estados.

– Informática: Por incrível que pareça, o Brasil ainda está entrando na era digital no que diz respeito à qualificação de pessoal para administrar os principais cargos deste setor. O mercado carece de pessoas com grande potencial para criação de software, administração e manutenção de sistemas.

– Comércio: O comércio também é um setor que contribui bastante para o crescimento da nossa economia. No entanto, ainda carece de uma melhor qualificação das pessoas que desejam atuar neste setor do mercado. Uma preparação mais qualificada, melhor atendimento ao público e até mesmo o conhecimento de outro idioma são fatores que certamente garantem uma boa colocação no mercado.

– Construção civil: Embora seja um setor aquecido e em pleno crescimento, as construtoras estão cada vez mais precisando de mão-de-obra qualificada. Em algumas cidades, várias obras passam por frequentes atrasos na entrega de imóveis por conta da falta de pessoal que preencham as vagas mais específicas nas construções como pedreiro e engenheiros qualificados e experientes.

Mesmo com todo o crescimento do país, alguns setores têm enfrentado o problema da falta de pessoas qualificadas e que estejam dispostas a ingressar no atual mercado de trabalho. O momento é de preparação. É preciso se qualificar para assumir os postos de trabalho e deixar o Brasil avançar ainda mais!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.