Serviço militar: como se alistar

O Serviço Militar consiste no período de duração obrigatória de atividades específicas que um cidadão de um país presta às Forças Armadas (Exército, Marinha…

O Serviço Militar consiste no período de duração obrigatória de atividades específicas que um cidadão de um país presta às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Esta obrigatoriedade acontece devido a necessidade de uma nação defender-se de qualquer ameaça na forma de guerra, seja essa ameaça externa ou até mesmo interna, como guerras civis.

Como se alistar no serviço militar

O período de alistamento vai até o último dia útil do mês de junho. (Foto: Divulgação).

No Brasil, ao completar dezoito anos, o jovem, de sexo masculino, deve se apresentar a junta de serviço militar da sua cidade para exercer esta obrigação. O período de alistamento vai do dia primeiro de janeiro até o ultimo dia útil do mês de junho. Caso esteja no exterior, é necessário fazer contato com o Consulado ou Embaixada brasileira do país em que estiver.

Se você está no ano de completar a maioridade, veja quais são os documentos necessários para que você possa se alistar no serviço militar.

• Certidão de Nascimento ou documento de identidade (RG, Carteira de trabalho, Carteira profissional, passaporte e etc.). Em caso de cidadão naturalizado, levar também a certidão de naturalização;
• Comprovante de residência;
• Uma foto 3×4 de frente sem retoques e atual.

Saiba mais sobre alistamento militar em 2013 – datas e informações.

Candidatos que cursam Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária podem pedir o adiamento do ingresso na seleção do serviço militar. (Foto: Divulgação).

Quem perde o prazo de alistamento fica sujeito a multa. Lembrando que o jovem que cursa Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária pode pedir o adiamento de incorporação para ingressar na seleção de serviço militar após o término do seu curso, podendo assim servir as Forças Armadas num campo destinado à formação de oficiais médicos, farmacêuticos, dentistas ou veterinários.

Aqueles que possuem qualquer tipo de problema físico ou mental comprovado também devem se alistar para receberem o certificado de isenção. Após o Alistamento, o jovem deve se retornar junta de serviço militar para ser encaminhado à seleção geral ou ser dispensado do serviço.

Veja algumas dicas para seguir carreira militar.

No Brasil, o alistamento no serviço militar é obrigatório. (Foto: Divulgação).

A seleção Geral é onde o brasileiro se apresenta a uma comissão de seleção formada por membros do Exército, Marinha e Aeronáutica para concorrer à incorporação no Quartel. Na seleção Geral, o jovem passa por avaliações médicas e de aptidões, além de entrevistas. Se for selecionado, ele deve se apresentar a seleção complementar, onde será designado se o candidato irá servir ou não.

Ao término da seleção, o cidadão será designado para a prestação de serviço militar obrigatório, sendo matriculado em um órgão de Formação de Oficiais da reserva ou em um Tiro de Guerra.

Top