Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Serviço de busca por voz do Google

Serviço de busca por voz do Google

Por Andre

Uma das novidades apresentadas pelo Google na versão 2013 da sua conferência anual para desenvolvedores, Google I/O, que aconteceu em São Francisco (EUA), já está disponível para os internautas brasileiros.

A busca por voz do Google já está disponível em português, para os usuários do Chrome (Foto: Divulgação)

Trata-se do serviço de busca por voz do Google, que traz para o desktop uma funcionalidade bastante conhecida por quem utiliza smartphones e tablets, dispensando a necessidade de digitar palavras e expressões ao usar o sistema de buscas da gigante da internet.

Incorporada ao Chrome 27, a mais recente atualização do navegador desenvolvido pela empresa, a busca por voz do Google adiciona um novo ícone à barra de pesquisas do Google, que já contava com um teclado, para a pesquisa por texto, e com uma câmera, para realizar buscas usando qualquer foto.

Confira: Novidades do Google Maps

Como utilizar o serviço de busca por voz do Google

Basta clicar no ícone do microfone, na barra de pesquisas, para que o recurso seja acionado (Foto: Divulgação)

Para usar o serviço de busca por voz do Google, basta ir ao Google e clicar no ícone do microfone, lembrando que é necessário estar utilizando a nova versão do Chrome. Em outros navegadores, como o Internet Explorer, o recurso ainda não está disponível.

Depois, é só aguardar que apareça o símbolo do microfone na tela (igual ao da foto acima), juntamente com a frase “Fale agora”, e dizer o que você deseja pesquisar. Em seguida, os resultados serão mostrados na tela. Caso o serviço peça a permissão para acessar o microfone do dispositivo, é só clicar em “Permitir”.

Caso o sistema não entenda o que você disser, dará uma nova chance de refazer a pesquisa (Foto: Divulgação)

É importante falar o mais próximo possível do microfone para que o sistema entenda o que você está querendo pesquisar e mostre resultados que realmente tenham relação com as palavras faladas. Se o sistema não entender o que você disser, basta clicar em “Tentar novamente” e falar com mais clareza.

Em breve, bastará abrir a página do Google e dizer “Ok Google” para usar a funcionalidade, sem precisar clicar no ícone do microfone, recurso que já existe no Chrome americano.

Leia também: Google Glass – saiba mais sobre o óculos do Google

A busca por voz do Google possui um sistema de compreensão avançado

O serviço de busca por voz do Google tem um sistema de inteligência avançada, que é capaz de relacionar as suas buscas (Foto: Divulgação)

A busca por voz do Google conta com um sistema de compreensão bastante avançado, de acordo com a empresa. Se você pesquisar por uma cidade e, na sequência, perguntar “Qual a distância até lá?”, por exemplo, a ferramenta é capaz de relacionar as informações e mostrar os resultados sem que seja necessário repetir o nome do município.

Recomendado para você
Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Tecnologia

Celulares em promoção na Black Friday

Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *