sábado, 28 de janeiro de 2023 - 28/01/2023 09:53:28
MundodasTribos

O serviço da dívida é um conceito bastante interessante e utilizado no mundo financeiro, tanto pela empresa entender a sua situação em relação às suas próprias contas, quanto para que o mercado em si consiga identificar na empresa suas qualidades e deficiências. 

Afinal, uma empresa não deve apenas administrar suas vendas, para que seja uma empresa de sucesso no mercado. Como diz o ditado, “o diabo mora nos detalhes”, e em muitos detalhes, incluindo nas dívidas, há tanto a chave para o sucesso quanto a chave para o fracasso. Seja como for, hoje iremos conhecer melhor o que é serviço da dívida e como esse conceito funciona, confira. 

O que este artigo aborda:

O que é serviço da dívida?

O serviço da dívida é um conceito de análise financeira bastante utilizado no mundo das finanças. É com o serviço da dívida que é analisada a situação de uma empresa diante das suas despesas, mais precisamente com o pagamento delas. 

O foco analisado pelo serviço da dívida são os juros pagos pela empresa e o capital que entra, desta mesma organização. Ou seja, o serviço da dívida faz uma síntese praticamente perfeita entre aquilo que está sendo pago e aquilo que uma empresa está recebendo. 

O que é serviço da dívida?
Fonte/Reprodução: original.

Esse tipo de índice é especialmente necessário para entender a solvência de uma empresa, ou seja, o quanto uma empresa está disponível no mercado para lucrar e para pagar suas dívidas e o que no final será o mais preponderante para a organização. 

Outro aspecto interessante a respeito do serviço da dívida é que esse índice não é utilizado pelas – e para – empresas privadas, é também utilizado para calcular a dívida pública e os recursos do Estado. 

Quais são as obrigações do devedor com relação ao serviço da dívida?

A obrigação do devedor a respeito do serviço da dívida é pagar seus juros e dívidas o mais rápido possível evitando o temido juros sobre juros. O serviço da dívida, como analisamos, identifica quais os juros estão sendo pagos pela empresa e a sua capacidade de pagá-los a curto, médio e longo prazo. 

Quais são as obrigações do devedor com relação ao serviço da dívida?

Esses juros devem ser imediatamente analisados para entender se uma empresa, afinal, irá se sustentar ou não no mercado. Uma vez, que esses serviços de finanças são estudados, uma empresa pode então ser declarada apta, para ser um bom retorno para investimentos. 

Como o serviço da dívida é também estudado do ponto de vista do Estado, o mesmo podemos dizer sobre determinado país. A nação que apresenta um bom índice no serviço das dívidas é necessariamente uma boa nação para se investir. 

Quais são as consequências do não pagamento do serviço da dívida?

Quanto mais uma empresa acabar entrando na inadimplência ou até mesmo atrasando os pagamentos e sendo vítima de mais e mais juros, piores são seus resultados segundo o serviço da dívida, menos ela irá atrair investidores e menos será atrativa no mercado. 

O que ocorre se o devedor não cumprir com as suas obrigações relativas ao serviço da dívida?

Uma dívida quando não paga não apenas “queima” a empresa no mercado, dívidas, especialmente no caso de empresas, podem gerar processos judiciais e até mesmo uma ação mais energética do Estado, que vise tentar fazer com que determinado valor seja pago de uma maneira ou de outra. 

Existe alguma forma de o devedor renegociar o serviço da dívida?

Uma dívida renegociada geralmente, é a melhor solução tanto para o cobrador quanto para o devedor. Assim o devedor evita os juros e o cobrador recebe pelo menos parte da dívida. Sendo assim, o serviço da dívida também apresenta resultados melhores do que a não negociação. 

Seja como for, é importante entender que o serviço da dívida é um índice econômico importante não só para a empresa como para terceiros. 

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Como abrir Conta Corrente na Caixa?

Como abrir Conta Corrente na Caixa?

Cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado?

Cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado?

O que é o cartão Girabank e quais suas vantagens?

O que é o cartão Girabank e quais suas vantagens?

O Banco Safra é bom e seguro?

O Banco Safra é bom e seguro?

O que é a antecipação do saque aniversário Itaú?

O que é a antecipação do saque aniversário Itaú?

0800 Telefone BV Financeira – Telefone de Atendimento

0800 Telefone BV Financeira – Telefone de Atendimento