Sensibilidade dentária: causas e tratamentos

Quem é que nunca sentiu aquela dorzinha no dente ao tomar algo gelado? Este tipo de problema atinge um grande número de pessoas, fazendo…

A sensibilidade dentária atinge um grande número de pessoas

Quem é que nunca sentiu aquela dorzinha no dente ao tomar algo gelado? Este tipo de problema atinge um grande número de pessoas, fazendo com que elas tenham que adotar algumas restrições alimentares.

A sensibilidade resulta da exposição da dentina (parte que fica abaixo da camada de esmalte e da gengiva) ao frio, calor ou pressão. Isso acontece quando suas camadas de proteção se desgastam e deixam a raiz sem “cobertura”. Deste modo, os inúmeros canalículos que a compõem ficam sujeitos a agressões de agentes externos.

Causas

Sua causa está associada à exposição da dentina

Os especialistas explicam que há muitas causas para a sensibilidade. Ela pode ser provocada por um descolamento da gengiva, problema que geralmente está associado à escovação errada. Distúrbios como a gengivite e a periodontite também são capazes de deixar os dentes sensíveis. Na verdade, existem muitos outros motivos. Abaixo, você pode conferir alguns dos mais comuns:

  • ingestão de alimentos ácidos;
  • uso de creme dental abrasivo;
  • bruxismo (ato de ranger os dentes);
  • hipertireoidismo;
  • refluxo;
  • trincas no esmalte;
  • doenças que diminuem o fluxo salivar.

Tratamentos

Como você pode perceber, existem inúmeros fatores ligados à sensibilidade dentária. Cada causa exige um tratamento específico, o qual deve ser indicado por um especialista. Por isso, ao perceber este tipo de incômodo, procure o seu dentista para que ele possa fazer uma avaliação mais precisa sobre o problema.

O uso de enxaguatório bucal com flúor é indicado para pessoas com sensibilidade leve. Outra opção é fazer a aplicação do flúor tópico no consultório, procedimento que serve para proteger os dentes e garante excelentes resultados. Por último, tem o flúor verniz, que deve ser utilizado quando a dor é um alerta de cárie.

Cada nível de sensibilidade exige um tratamento apropriado

Alguns profissionais também recomendam o tratamento com laser. Sua finalidade é fortalecer as células para que elas possam combater a sensibilidade. Agora, se houver um desgaste provocado por abrasão, aposte nos cremes dentais desensibilizantes, que são capazes de vedar os canalículos e, assim, eliminarem o desconforto.

Leia Também:  Unhas decoradas para a Copa 2014: dicas, fotos

Fazendo o tratamento adequado você vai poder desfrutar daquela bebida gelada ou daquele doce que tanto gosta sem nenhum receio. E, para evitar o retorno do problema, lembre-se de fazer uma escovação correta, sem friccionar as cerdas contra a gengiva, e de tomar mais alguns cuidados importantes. Seus dentes e a sua saúde agradecem!

Top