Senado aprova mais direitos trabalhistas das domésticas

Senado aprova mais direitos trabalhistas das domésticas

Élida Santos 27/03/2013 Serviços

PUBLICIDADE

Nessa terça-feira, 26 de março, o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que iguala os direitos desses trabalhadores com os dos demais, urbanos e rurais. No dia 19 desse mês a proposta já havia sido aprovada em primeiro turno. Dessa vez, a PEC foi aprovada por unanimidade no segundo turno, com o voto favorável de 66 senadores.

Saiba mais: Proposta que estende direitos de domésticas está pronta para votação

 

PUBLICIDADE

A PEC das domésticas foi aprovada (Foto: Divulgação)

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o texto será promulgado na próxima terça-feira (2 de abril), durante uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados. No decorrer das votações a PEC foi apelidada por alguns deputados como Benedita da Silva, ex-empregada e atualmente deputada federal pelo PT-RJ, que trabalhou pela aprovação desse Projeto de Emenda Constitucional.

PEC das domésticas passa a valer no dia 2 de abril

A partir da promulgação, que acontece na próxima terça-feira (2 de abril), a PEC das Domésticas já garante a aplicação imediata de nove novos direitos a faxineiros, babás e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residências. Outros sete direitos, porém, ainda vão depender de regulamentação para especificar como serão aplicados e efetivar os direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores.

Veja também: Empregadas Domésticas – Direitos

PUBLICIDADE

 

As empregadas domésticas terão mais direitos (Foto: Divulgação)

Novos direitos das domésticas

Entre os direitos das domésticas que passam a valer imediatamente depois da promulgação da lei, estão a garantia de salário de no mínimo R$ 678, jornada de trabalho que não pode ser maior que 8 horas por dia (máximo de 44 horas semanais), pagamento de horas-extras, além do reconhecimento de convenções ou acordos coletivos.

Por enquanto, não vai valer imediatamente o direito de indenização em demissões sem justa causa, o recebimento de seguro-desemprego e salário-família pagos pelo governo, conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adicional noturno, auxílio-creche para mulheres com filhos com até 5 anos e o seguro contra acidentes de trabalho.

Outros artigos

Cursos Gratuitos A Distância UAPI

15/12/2010

Cursos Gratuitos A Distância UAPI

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) é uma ótima opção para as pessoas que desejam fazer um curso de nível superior. A entidade de ensino corresponde a uma das ...

Lojas de Bolsas na Internet

26/07/2011

Lojas de Bolsas na Internet

Um acessório indispensável para qualquer mulher sem dúvida são as bolsas, elas são de grande utilidade em todas as ocasiões, seja para ir ao trabalho, para um an...

Acomplia – Pílula do Emagrecimento

12/08/2008

Acomplia – Pílula do Emagrecimento

O medicamento Rimonabant, cujo nome conhecido é Acomplia, promete acabar com a barriga diminuindo em até oito centímetros a circunferência abdominal. Testes clíni...