Seleção de trainees, como se dar bem

O segundo semestre chega com diversos processos seletivos de trainees das grandes corporações, as quais visam contratações para o final do ano e começo…

Por Editorial MDT em 30/07/2012

Cada seleção de trainess possui diversas etapas, desse modo é preciso aproveitar cada uma delas. (Foto Divulgação)

O segundo semestre chega com diversos processos seletivos de trainees das grandes corporações, as quais visam contratações para o final do ano e começo de 2013. Porém é necessário saber se está preparado para encarar a bateria de avaliações, dinâmicas em grupos e entrevistas. Para entender melhor o que os recrutadores buscam dos candidatos, confira algumas dicas para se dar bem nas seleções de trainees.

A primeira coisa é mostrar vontade. Esse é o tipo de característica que é difícil de forjar, sendo assim, o único jeito de demonstrar essa ambição é o candidato participar dos programas que ele realmente deseja. É preciso avaliar a empresa e a função, para saber se o programa é coerente com suas perspectivas e com o que ele deseja para a carreira.

Confira: Erros mais frequentes cometidos em entrevista de emprego

Cada seleção de trainess possui diversas etapas, desse modo é preciso aproveitar cada uma delas. O candidato precisa contribuir o máximo que puder em cada etapa, sem desvalorizar nenhuma fase. É importante não ser muito tímido nas etapas presenciais. É preciso ter ponderação. É necessário dialogar, mas sem interromper os colegas ou exagerar na apresentação.

Acima de tudo, os recrutadores procuram funcionários que tenham identificação com os valores da companhia. (Foto Divulgação)

Também é importante conhecer os pontos fortes e os fracos. Para aqueles que são inseguros quanto a suas experiências, ou ausência delas, já que trainees são recém-formados, é importante levar em conta a vivência na universidade. Atividades como participar de centro acadêmico, empresas juniores, podem ser resumidas em conhecimentos.

Leia mais: Dicas de como se comportar em entrevista de emprego

Acima de tudo, os recrutadores procuram funcionários que tenham identificação com os valores da companhia. Para saber se você se identifica com ela,  é necessário conversar com funcionários e pessoas que trabalham lá.

Ainda é preciso se destacar no que faz, já que as empresas buscam funcionários que possam assumir mais responsabilidade dentro dela. Quando comentar sobre sua experiência, conte sobre o papel que exerceu em cada atividade que participou. Isso lhe ajudará na hora de somar os pontos.

Veja também: Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego

Top