Seleção de conteúdo no Facebook: saiba mais

O caminho geralmente é o mesmo para todos os usuários do Facebook. Você acessa o site da rede social e faz login em sua…

O caminho geralmente é o mesmo para todos os usuários do Facebook. Você acessa o site da rede social e faz login em sua conta no Facebook e, logo de cara, já visualiza o feed de notícias, que traz as publicações de alguns amigos e as atualizações das páginas curtidas.

O Facebook conta com um sistema de supervisão de conteúdo, que é responsável por selecionar os conteúdos visualizados de acordo com as ações de cada usuário (Foto: Divulgação)

O que você não sabe é o quanto o conteúdo visualizado na página inicial é selecionado pela própria rede social, tomando como base alguns cálculos realizados automaticamente pelo Facebook, que colhe informações a respeito de todas as interações realizadas pelo usuário.

Todo esse mecanismo faz parte de um sistema mais complexo, conhecido como seleção de conteúdo no Facebook, que também é responsável por controlar a publicação de conteúdos na rede social, verificando postagens que possam ser consideradas ofensivas, a partir de denúncias dos usuários ou da detecção própria.

Como funciona a supervisão de conteúdo no Facebook

Todas as suas interações na rede social são levadas em conta, para selecionar aqueles conteúdos mais relevantes para você (Foto: Divulgação)

Não existe nenhuma informação concreta a respeito do funcionamento desse sistema, mas de acordo com notícias já publicadas em diversos sites, a supervisão de conteúdo no Facebook baseia-se nos comentários e curtidas, entre outras interações que o usuário tem na rede social.

A partir daí, o sistema decide quais conteúdos são mais relevantes para você e define aquilo que o usuário verá e também aquilo que deixará de ver, na próxima vez que acessar o seu perfil, mecanismo que também funciona para as propagandas visualizadas no Facebook.

Continuar Lendo  Use o seu Facebook para garantir um novo emprego

Se por um lado essa filtragem automática ajuda a reduzir o tempo que o usuário gastaria conferindo todas as atualizações dos seus contatos, por outro a seleção de conteúdo do Facebook acaba fazendo com que você sempre veja “mais do mesmo”, limitando um pouco a sua capacidade de colocar as pessoas em contato com ideias diferentes.

Falhas do sistema de seleção de conteúdo do Facebook

Devido a algumas falhas, a supervisão de conteúdo do Facebook deve ser mais rigorosa a partir de agora (Foto: Divulgação)

Por mais que essa filtragem de conteúdo no Facebook pareça eficiente, nem sempre isso acontece, tanto é que alguns casos têm chamado a atenção nos últimos meses, como a publicação de conteúdos ofensivos às mulheres, que geraram vários protestos pelo mundo.

Após as queixas relativas a esse e também a vários outros conteúdos polêmicos postados na rede social, o Facebook afirmou que será ainda mais rigorosa a supervisão de conteúdos.

Top