Selagem térmica capilar: benefícios, conheça o tratamento

A selagem térmica capilar tem sido cada vez mais procurada, nos salões de beleza. Ela faz parte da lista de tratamentos que prometem alisar…

A selagem térmica capilar tem sido cada vez mais procurada, nos salões de beleza. Ela faz parte da lista de tratamentos que prometem alisar os cabelos. No entanto, os benefícios notáveis da selagem talvez estejam mais ligados à reestruturação dos fios, do que ao alisamento, de fato. Conheça o tratamento da selagem térmica e os seus benefícios aos cabelos.

A selagem térmica repõe queratina e alisa, sem danificar os cabelos (Foto: Divulgação)

O que é selagem térmica capilar

O tratamento capilar com selagem térmica, na realidade, é bastante parecido com a já conhecida escova progressiva. Os dois procedimentos visam relaxar e alisar os cabelos. A progressiva, porém, contém substâncias que podem ser maléficas aos cabelos e à saúde. É o caso do formol (formaldeído). Além disso, a principal função da progressiva é alisar os cabelos. A selagem térmica, por sua vez, não funciona, exatamente, desta forma. O objetivo do tratamento é, justamente, tratar os fios. Todos os tipos de cabelo que passaram por procedimentos químicos e foram prejudicados por eles podem se recuperar, por meio da selagem. Qualquer pessoa pode fazê-la, mesmo que os cabelos não tenham qualquer química.

A queratina, naturalmente presente e renovável em nossos cabelos, pode ficar escassa, por inúmeros motivos. Quando isso acontece, as cutículas se abrem, os fios ficam secos, rebeldes ou até quebradiços. É esta substância que a selagem térmica devolve aos cabelos.

Resultados da selagem térmica (Foto: Divulgação)

Basicamente, os cabelos são lavados com xampu antirresíduos (que abre mais as cutículas e as prepara para receber a queratina) e, em seguida, aplica-se a queratina líquida. Para selar as cutículas, usa-se uma fonte de calor (secador ou chapinha). A reposição da queratina cria uma camada protetora nos cabelos – o que, consequentemente, os deixa mais lisos -. O resultado pode durar até 3 meses e pode ser repetido, várias vezes. Basta respeitar um intervalo de 20 dias, ao menos, pois o excesso de queratina pode danificar os fios, quebrando-os. Pode-se fazer selagem térmica em casa ou no salão.

Continuar Lendo  Reposição de queratina: saiba mais

Benefícios da selagem térmica

Pode-se repetir o procedimento, depois de 20 dias (Foto: Divulgação)

O principal benefício da selagem térmica é que ela elimina os riscos de se sofrer os mesmos danos causados pela escova progressiva. Como não contém formol, não agride os cabelos. Além disso, trata-se de um procedimento que devolve proteína aos fios, deixando-os mais macios e brilhantes. O relaxamento também é importante, pois acaba por alisar cabelos menos rebeldes. Porém, é importante ter em mente que a selagem pode não alisar fios muito crespos ou grossos. Eles terão o seu volume diminuído, apenas.

Top