Segurança e Saúde no Trabalho

A segurança no trabalho é um requisito fundamental para se desempenhar as atividades profissionais. Os funcionários de uma empresa precisam desfrutar de um ambiente…

seguranca-e-saude-no-trabalho

A segurança no trabalho é um requisito fundamental para se desempenhar as atividades profissionais. Os funcionários de uma empresa precisam desfrutar de um ambiente seguro para realizar suas atividades, por isso muitas corporações estão adotando programas de segurança para garantir a integridade física do trabalhador.

As normas que regem a segurança no trabalho foram criadas em função dos profissionais, elas combinam ciências e tecnologias que protegem o trabalhador no desempenho de suas funções. Existem técnicos formados nessa área que comandam projetos de segurança no trabalho nas indústrias e adotam estratégias para melhorar a qualidade de vida de cada funcionário.

Todas as pessoas têm o direito de trabalhar com segurança, somente dessa forma estão ilesos aos perigos que determinadas atividades profissionais podem oferecer. Em algumas funções, os trabalhadores são instruídos a usar equipamentos de proteção, recursos que diminuem as chances de acidentes dentro das indústrias de diferentes segmentos.

Diversas são as normas de segurança no trabalho, por isso é importante que as empresas adotem uma equipe de profissionais capacitados nessa área e priorize o bem estar dos funcionários. O Ministério do Trabalho e do Emprego tem medidas regulamentadoras, que dizem respeito a produtos químicos, equipamentos de proteção individual, sinalização de segurança, condições sanitárias, entre outros.

A saúde do trabalhador pode ser comprometida quando ele lida diariamente com produtos químicos sem qualquer tipo de proteção. Cabe aos técnicos e engenheiros de segurança no trabalho melhorar as condições de trabalho do funcionário, incorporando todos os recursos que possam evitar danos à saúde. A promoção de saúde é uma responsabilidade da empresa que se preocupa com os seus funcionários.

Os engenheiros e técnicos de segurança são responsáveis por elaborar os equipamentos que protegem os funcionários (capacetes, máscaras, entre outros) e também fazem a sinalização do local. Já os médicos e enfermeiros de trabalho são responsáveis pela saúde dos profissionais, prestando assistência em casos de acidentes e orientando a equipe sobre os riscos de determinadas funções. A empresa que conhece as normas de segurança presa a qualidade de vida no trabalho.

Continuar Lendo  Colares da Moda 2010

Top