Segunda Fase Vestibular Fuvest 2012 – inscrições, datas

A segunda fase do Vestibular da Fuvest (2012), que irá selecionar 10.852 estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e 100 para a…

Por Élida Santos em 10/01/2012

A segunda fase do vestibular da Fuvest está acontecendo (Foto: Divulgação)

A segunda fase do Vestibular da Fuvest (2012), que irá selecionar 10.852 estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e 100 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, será concluída nesta terça-feira, 10 de janeiro, por meio de provas disciplinares específicas para cada curso. Os exames tiveram início no último domingo, 8 de janeiro. Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h30 e serão fechados às 13h.

O segundo dia de prova registrou abstenção de 8,56%, ou seja, 2.696 candidatos não compareceram a avaliação.  No domingo (8 de janeiro), o índice registrado foi de 8,15%.  A cidade de São Paulo teve 8,10% de abstenção. O maior índice de desistência foi registrado em Lorena, com 17,21%. De acordo com os estudantes a avaliação de exatas foi mais difícil. Já a avaliação da língua inglesa foi considerada fácil.

Os portões fora, abertos as 12h30 (Foto: Divulgação)

Para alguns estudantes que realizaram a avaliação em anos anteriores o segundo dia de prova foi mais fácil do que o esperado. Na avaliação que está sendo realizada hoje os estudantes terão que responder questões de acordo com a escolha do curso. Essa é a chamada avaliação específica. Ao todo serão 12 questões que vão testar os conhecimentos dos candidatos.

Alguns participantes do vestibular 2012 compararam a segunda fase da avaliação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a prova utilizou questões multidisciplinares do mesmo modo que geralmente acontece no Enem. Isso é uma mudança no padrão de avaliações de vestibulares, que geralmente apresentam provas que exigem que o aluno decore respostas. Com o método interdisciplinar, o conhecimento é avaliado como um todo.

A lista dos aprovados no vestibular sairá em fevereiro (Foto: Divulgação)

Os cursos que não tiveram as provas da segunda chamada antecipados deverão realizar as avaliações entre os dias 11 e 13 deste mês (janeiro). A divulgação da primeira chamada está prevista para o dia 4 de fevereiro. As pessoas que forem selecionadas deverão realizar matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês. O vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes de todo o país interessados em ingressarem na USP, é um dos mais concorridos do Brasil. Os estudantes consideram a avaliação uma das mais difíceis entre os vestibulares de universidades públicas.

Top