Segunda Fase Da Vacinação Contra A Paralisia Infantil

A Paralisia Infantil ou Poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que afeta crianças até cinco anos de idade e é de fácil contaminação…

A Paralisia Infantil ou Poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que afeta crianças até cinco anos de idade e é de fácil contaminação através de alimentos e água contaminados e vai para o intestino onde se multiplica e invade o sistema nervoso.

 

Nem sempre as pessoas infectadas desenvolvem a doença, pois ela não apresenta sintomas, mas ficam espalhando o vírus para outras pessoas e quando uma criança é contaminada ela causa paralisia e deformações no corpo que são irreversíveis. Para poder controlar essa doença a OMS juntamente com o Rotary Internacional criaram uma campanha mundial de vacinação e a estimativa de 35 mil casos diminuiu 99% e hoje existem entre 1000 e 2000 casos por ano no mundo todo e desde os anos 90 a doença foi erradicada no Brasil graças às campanhas de vacinação.

Aderindo a campanha

Graças as campanhas de vacinação que hoje pode-se dizer que os brasileirinhos estão livres dessa doença, a meta nessa campanha é vacinar 95% das crianças, ou seja, cerca de dezesseis milhões de crianças e para que ninguém fique de fora nessa segunda fase serão reforçados os locais de vacinação onde as crianças deixaram de ser vacinadas nas campanhas anteriores, afirmou o ministro Alexandre Padilha. Ao todo são 115 mil postos de vacinação em todo o país e 350 mil profissionais envolvidos nessa segunda etapa da campanha, tudo isso para garantir que 100% das crianças possam ser vacinadas, o investimento total do governo nessa campanha é de R$ 160 milhões segundo o Ministério da Saúde. Um dinheiro que vale a pena ser investido para garantir a saúde e o pleno desenvolvimento das crianças brasileiras sem se preocuparem com a doença.

Quando será feita a segunda dose da vacinação?

A segunda dose da campanha de vacinação contra a Poliomielite acontecerá neste sábado dia 13 que será oferecida gratuitamente para crianças menores de cinco anos de todo o país, não tem contra indicações, mesmo quem já tenha tomado a primeira dose da vacina deve comparecer aos postos para se vacinar. A vacina contra a Poliomielite não tem efeitos colaterais as crianças podem tomar sem medo e é aplicada através de gotinhas sublingual. Todos os estados e cidades estarão aplicando a segunda dose da vacinação inclusive a vacina do sarampo para crianças que ainda não foram vacinadas, por isso é importante que os pais levem a carteirinha de vacinação para poder comprovar se eles estão com as vacinas em dia. Criança vacinada é criança feliz livre de doenças, por isso pai e mãe não deixe de levar seus filhos para se vacinarem, garanta um futuro a eles, pois eles merecem.

Concluindo

Ainda podemos ver alguns casos de crianças que um dia foram infectadas pela doença e que hoje são adultos com problemas que foram excluídos socialmente por causa de suas limitações. Graças ao governo que hoje as crianças podem correr pelas praças e brincar livremente sem ter nenhum tipo de preocupação com a Paralisia Infantil. De ao seu filho o direito de ser uma criança saudável levado-o para vacinação, não seja um pai imprudente cumpra com suas obrigações paternas cuidando de seus filhos. Não esqueça que a vacinação é sábado dia 13 de agosto.

Top