Segredos para preparar sorvete em casa

O sorvete é uma ótima sobremesa para o verão dos brasileiros e de todo o mundo.  Com um sabor delicioso, ele também tem propriedades…

Sorvetes para o verão (Foto:Divulgação)

O sorvete é uma ótima sobremesa para o verão dos brasileiros e de todo o mundo.  Com um sabor delicioso, ele também tem propriedades nutritivas muito interessantes.

O sorvete é uma iguaria doce e gelada, feita de suco de frutas ou de leite. Em alguns países, a legislação estabelece que o sorvete deve ser feito com, no mínimo, 10% de creme ou de gordura de leite e 20% de sólidos do leite (gordura com proteína, minerais e lactose).

Os fabricantes podem adicionar outros ingredientes, assim como ar para dobrar seu volume. Em geral, os sorvetes mais baratos contêm somente esses 10% mínimos permitidos e o máximo de ar, enquanto as melhores marcas possuem o dobro de gordura e metade do ar.

O sorvete apresenta quantidades substanciais de cálcio e proteína, assim como pequenas quantidades de vitamina A e riboflavina. A contrapartida desses nutrientes, no entanto, é uma grande quantidade de gordura saturada e suas implicações adversas como as doenças do coração, certos tipos de câncer, entre outras.

Sorvete caseiro e seus segredos (Foto:Divulgação)

Mas o melhor mesmo é fazer sorvete caseiro, pois se pode escolher cada um dos ingredientes adequados à sua saúde.

O segredo para um sorvete caseiro gostoso está nos passos básicos: preparar o creme base, deixar esfriar, colocar na sorveteira e, depois, no congelador durante o tempo que for necessário. Se não tiver uma sorveteira, coloque o creme em um recipiente metálico e introduza-o tapado no congelador. Deixe o tempo que for necessário, batendo de vez em quando (normalmente em três períodos de 45 minutos) para evitar que se cristalize e perca o aspecto cremoso.

O leite e os ovos, são os segredos que dão ao sorvete esse aspecto cremoso. Depois, há o açúcar e os aromatizantes de sabores como chocolate, frutos secos, frutas, licores, iogurte e até mesmo o queijo. As frutas mais adequadas para os sorvetes são as de aroma, sabor e cores fortes como laranjas, limões, maçãs verdes, morangos, framboesas, abacaxis, pêssegos, entre outros.

Sorvete caseiro (Foto:Divulgação)

Se no período indicado de congelamento o sorvete não tomar a devida consistência, deixe-o no congelador por mais tempo, sem esquecer-se de bater de vez em quando. Os sorvetes caseiros podem ser mantidos em perfeito estado por até um ano na geladeira de sua casa. Para apreciar melhor o sabor do sorvete, deve tirá-lo do congelador minutos antes de levá-lo à mesa ou passá-lo para a geladeira entre 10 e 15 minutos antes de servir.

Agora é só preparar o sorvete usando os segredinhos e apreciar com os amigos e a família.





Este artigo possui 1 comentário

  1. Rose Mary Silva de Araujo
    Publicado em 28/10/2012 às 9:46 AM [+]

    amei muito obrigada, só gostaria que vocês me passassem o endereço onde posso encontrar as formas de picolé de palito pelo que eu vi parece que ela é de alumínio por favor tire as minhas dúvidas. muito obrigada.


Top