Secretário da Fifa, Jérôme Valcke virá ao Brasil após polêmica com Governo

PUBLICIDADE
Jérôme Valcke. (Foto Divulgação)

O secretário da Fifa, Jérôme Valcke, terá uma oitiva no Senado na próxima quarta-feira (11), este será seu primeiro encontro com a comissão após uma controvérsia em que se envolveu com o Governo por ter afirmado que o país necessitava de um “pontapé no traseiro” para acelerar as obras para a Copa de 2014.

Valcke foi encarregado pela Fifa como representante para o projeto de lei que medirá todos os assuntos que forem alusivos à organização da Copa e estará na reunião, prevista para a próxima quarta-feira (11), na comissão de Educação, Cultura e Esporte. Segundo o secretário da comissão do Senado, Julio Linhares, o convite foi encaminhado ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, porém o órgão encarregou o secretário-geral como representante.

Em fevereiro, o Governo havia vetadoValcke como interlocutor para a organização da Copa por afirmações ponderadas como “ofensivas”, nas quais repreendeu os atrasos nas obras para o evento e a demora na votação da Lei Geral da Copa. O secretário-geral da Fifa disse que o Brasil precisaria receber “um pontapé no traseiro” para começar a trabalhar de verdade, condição que gerou uma forte reação das autoridades. Na última semana, o Congresso acatou a Lei Geral da Copa, e no momento o documento está para ser avaliado por três bancadas do Senado e depois pelo Plenário.

PUBLICIDADE

O ponto mais polêmico é a aceitação da comercialização de cerveja nos estádios, questão que a Fifa determina por um contrato com patrocinadores e que no Brasil é proibido pelo Estatuto do Torcedor. Para exercer sua obrigação com o órgão, a Câmara resolveu suspender provisoriamente o estatuto.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.