Secador de cabelo que acaba com o frizz

Tormento para todas as pessoas que não têm cabelos curtíssimos, o frizz é alvo de cosméticos inúmeros e aparelhos que prometem auxiliar no seu…

Tormento para todas as pessoas que não têm cabelos curtíssimos, o frizz é alvo de cosméticos inúmeros e aparelhos que prometem auxiliar no seu extermínio. Os fios estão lindos, brilhantes e acomodados, mas eis que surge aquele arrepiado horrível, fruto da umidade ou de uma fonte de calor. Os próprios secadores de cabelo ou chapinhas também podem ser causadores de frizz. Para resolver este problema, as mulheres se valem de água termal, leave-in, óleos e outros, na tentativa de unir os fios e ajeitá-los, novamente, no lugar onde estavam. Mas, hoje, os modelos de secadores estão cada vez mais modernos e são feitos para ajudar, em relação a este problema. Saiba qual é o secador de cabelo que acaba com o frizz (ou, pelo menos, promete).

Nem as famosas escapam do temido frizz (Foto: Divulgação)

Por que surge o frizz?

Para começarmos, vale a pena entender, um pouco, o que é o frizz no cabelo e porque ele surge. Os fios, como tudo que existe no mundo, são compostos por substâncias químicas. Eles têm, em sua extensão, partículas de hidrogênio. Tais partículas, quando estão acomodadas, contribuem para que os cabelos fiquem mais comportados. No entanto, quando outras partículas de hidrogênio se chocam com as do cabelo, as coisas desandam. É por isso a umidade do ar faz com que os fios mudem e fiquem arrepiados. Porém, ao molhar totalmente os cabelos, as ligações de hidrogênio são rompidas e as partículas se acomodam, novamente. É por isso que os cabelos molhados não ficam arrepiados. O mesmo acontece, quando se aplicam produtos como o leave-in ou os óleos.

Secadores com íons podem fazer toda a diferença no visual (Foto: Divulgação)

Secador de cabelo para frizz

Baseados neste fato físico, que foi explicado de forma bem simples, age o secador de cabelo que acaba com o frizz. O segredo destes aparelhos está na emissão de íons, que podem ser positivos ou negativos. Eles diminuem a eletricidade estática dos fios, fazendo com que fiquem acomodados e brilhantes. Alguns secadores são revestidos de turmalina, que é uma camada de mineral que potencializa a emissão de íons negativos do secador.

Escolhendo o modelo ideal, dá para exterminar o frizz (Foto: Divulgação)

O íon negativo é um átomo que ganhou elétrons e estes aderem ao fio, fechando suas cutículas. Por isso, eles ficam mais brilhantes e macios. Já o secador com íon positivo faz o contrário, facilitando a penetração dos agentes dos cosméticos. Os dois têm suas vantagens. Quem deseja um aparelho que realmente faça a diferença, deve dar preferência aos que têm íons positivos e negativos. Porém, se a intenção é apenas combater o frizz, então pode-se optar pelo secador de cabelo com íon negativo. Ele ajuda a acomodar as partículas de hidrogênio, fazendo com que os cabelos fiquem mais comportados.

Veja dicas para a escolha: Cabelos lisinhos: saiba como escolher o secador ideal

Confira outra dicas para a troca: Dicas para substituir o secador de cabelo

Top