Schincariol é comprada pela japonesa Kirin

A grande companhia japonesa de bebidas Kirin anunciou nesta sexta-feira (4) a compra de 100% da Schincariol, da qual já possuía metade das ações.…

A grande companhia japonesa de bebidas Kirin anunciou nesta sexta-feira (4) a compra de 100% da Schincariol, da qual já possuía metade das ações.

Anteriormente, 49,54% da empresa de bebidas brasileira fazia parte do patrimônio da Jadangil, que agora foi comprada pela japonesa por míseros 105 bilhões de ienes, que corresponde a aproximadamente 2,33 bilhões de reais.

A primeira transição da Schincariol para a Kirin foi em agosto desse ano, quando a japonesa passou a adquirir pouco mais de 50% das ações. Com isso, os acionistas da fabricante brasileira de bebidas tentaram bloquear a venda da outra parcela na Justiça, mas esta decidiu levantar a medida cautelar em outubro, segundo o diário Nikkei.

“Esta aquisição adicional não só melhorará a gestão da Kirin sobre a Schincariol como subsidiária em propriedade absoluta, mas também ajudará a Kirin a aumentar ainda mais a competitividade da Schincariol no emergente mercado brasileiro e a gerar sinergias com a Kirin”, afirmou a companhia no comunicado.

A Kirin vê na Schincariol um grande avanço dentro no mercado brasileiro e acredita que a empresa pode atuar em potencial maior, já que o consumo de cerveja no Brasil cresceu 11% em 2010, de acordo com levantamentos da Associação Nacional de Bebidas, enquanto que no Japão o consumo diminui durante o mesmo período.

A Schincariol foi fundada em 1939, quando ainda fabricava apenas refrescos. Com o passar do tempo, a empresa iniciou o processo de fabricação de outras bebidas. Hoje já possui mais de dez fábricas em todo território brasileiro que produzem cerveja e bebidas não alcoólicas.

Top