Saúde íntima do homem: dicas, cuidados

Saúde íntima do homem: dicas, cuidados

Os homens utilizam os banheiros com muita facilidade, sendo motivo de inveja para as mulheres. Eles não necessitam sentar no vaso para urinar e…

Por Editorial MDT em 09/10/2013

Os homens utilizam os banheiros com muita facilidade, sendo motivo de inveja para as mulheres. Eles não necessitam sentar no vaso para urinar e também não contam com o papel higiênico para se secar. Entretanto, essa atitude não é tida como correta, já que é necessário secar o pênis para que a região não fique úmida. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas e cuidados com a saúde íntima do homem.

O banho é essencial para a higiene intima masculina. (Foto: divulgação)

Consequências da má higiene do homem

A falta de higiene pode causar infecções e acarretar sérios problemas para a saúde do homem, como aumentar o risco de surgimento de câncer de pênis. Apesar de ser mais rara, a doença pode levar à amputação do órgão e até óbito, se não for tratada rapidamente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, só em 2009, apareceram 4637 novos casos de tumor peniano.

A fimose também aumenta a possibilidade do surgimento do tumor. O risco ainda é maior quando o prepúcio deixa a passagem mais estreita, já que a glande encoberta pela pele, o indivíduo pode demorar a perceber os sintomas visíveis. A circuncisão é considerada um fator de proteção, capaz de diminuir a probabilidade de contrair a doença.

Depois das relações sexuais o órgão genital masculino deve ser lavado. (Foto: divulgação)

Dicas e cuidados com a saúde íntima do homem

Muitos homens se esquecem ou não lavam as mãos depois de irem ao banheiro, outros não sabem que é essencial enxaguar as mãos antes de urinar também. O raro hábito soa muito estranho, mas segundo especialista em urologia é importante adotar essa prática para não levar bactérias da região peniana e prevenir infecções por DST.

No momento de tomar banho, o pênis deve ser lavado com cuidados especiais. Além de evitar o mau cheiro, a limpeza evita infecções por fungos e bactérias, além do câncer de pênis. Para fazer a limpeza completa é preciso retrair o prepúcio, lavar ao redor da glande com sabonete e retirar todo o esmegma e as gorduras que ficam acumuladas na região das virilhas e testículos.

Para homens que sofrem com fimose, os cuidados devem ser redobrados, já que o estreitamento pelo prepúcio facilita o acumulo de sujeiras. Muitas vezes, nesses casos é necessário utilizar sabonete intimo, com pH fisiológico, já que alguns homens podem apresentar irritações da glande e do prepúcio com mais frequência.

Outra informação que é desconhecida é a importância de lavar o pênis depois das relações sexuais. O cuidado ajuda a remover o lubrificante do preservativo que fica misturado ao sêmen. As relações sem proteção também deve ser feita a higiene para retirar o resíduo de esperma misturado com as secreções vaginais.

Os cuidados com a higiene devem ser redobrados. (Foto: divulgação)

A higiene íntima masculina é essencial para a prevenção de vários problemas de saúde.  É preciso ter cuidados com a higiene intima masculina  para preservar a genitália e prevenir possíveis infecções. Cuidados com o banho e secagem após a urina são essenciais.

Top