Saúde Capilar: Produtos para Cada Tipo de Cabelo

A saúde capilar deve ler levada em consideração, pois os cabelos representam boa parte da estética humana. Seja homem ou mulher, é necessário fazer…

Por Editorial MDT em 30/08/2011

A saúde capilar deve ler levada em consideração, pois os cabelos representam boa parte da estética humana. Seja homem ou mulher, é necessário fazer uma manutenção dos fios, nem que seja algo super básico. Para as mulheres já é algo mais fácil, pois a estética é muito mais forte no mundo feminino. Por esse motivo é que vamos falar um pouco de como cuidar de cada tipo de cabelo. No Brasil, por exemplo, existe uma mixeginação muito grande, havendo diferentes raças, tons de pele e consequentemente vários tipos de cabelo. Há o mais fino, o nem tanto, o crespo, o liso e assim por diante.

Vamos começar pelo cabelo crespo, um dos mais difíceis de disciplinar. O primeiro passo é analisar a estrutura do fio segundo a espessura. Ele é fino? Mais grosso? Cabelos finos são mais fáceis de tratar, porém são mais rebeldes e armam com maior facilidade. Outro detalhe é reparar na oleosidade dos fios. Normalmente cabelos crespos são mais secos, facilitando a aplicação de uma grande variedade de produtos.

Caso o cabelo for realmente mais seco, use produtos de abacate e babosa, dois ingredientes naturais que são ótimos para cabelos enrolados. As hidratações devem ser feitas regularmente, como uma vez por semana. Não abuse do creme para pentear e aceita os cachos. Nada de cabelo lambido com quilos de cremes. Você encontra inúmeros tipos de produtos para deixar os cachos soltos e com controle de volume, como pomadas.

Muitas melhores pesquisam sobre como cuidar dos cabelos, mas na verdade são medidas simples que fazem toda a diferença. O cabelo liso, por exemplo, é um cabelo mais fácil de tratar, mas é preciso tomar cuidado com a oleosidade dos fios. Para cabelos oleosos, a dica é shampoos de ervas e os desenvolvidos especialmente para esse tipo de cabelo. Os cremes devem ser passados longe da raiz, do meio para as pontas.

O cabelo quimicamente tratado (alisamentos, progressivas, prementes, etc) requer um cuidado todo especial e ainda mais rigoroso. Esse tipo de cabelo tem sua estrutura modificada, ficando mais sensível à fatores naturais e ao uso de secadores. É preciso usar produtos selantes, os responsáveis pelo fechamento da escama do fio. Faça hidratações semanais, sem esquecer dos cortes regulares.

Existem produtos para cada tipo de cabelo, o que facilita no tratamento caseiro e a manutenção dos fios. Para os tingidos, cabelos que também tem a estrutura modificada, a dica é usar produtos desenvolvidos especialmente para o seu tipo de cabelo. Respeite o espaçamento de um mês para passar novamente a tintura. Isso evita um maior ressecamento. Não exagere no secador e na chapinha. Com a tinta, o cabelo fica ressecado e quebradiço. Requer uma forte manutenção. Não lave os cabelos com água quente e sempre enxague bem a raiz. É recomendado que você faça hidratação profunda a cada 15 dias.

Essas foram apenas algumas dicas de saúde capilar. Através do Mundo das Tribos, você encontra muitas outras dicas incríveis para seu cabelo, pele, corpo e muito mais. Fique ligado(a)!

 

Top