Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Empregos> Satisfação profissional: como conquistar

Satisfação profissional: como conquistar

Ao procurar um emprego, as pessoas visam principalmente satisfação e estabilidade profissional. Entretanto, em meio à crise econômica que afeta o mundo inteiro, alguns tem sacrificado o bem estar no ambiente de trabalho para conquistar um emprego seguro. A satisfação profissional traz rentabilidade e crescimento para a empresa e para o trabalhador.

Encarar o trabalho de forma positiva é o primeiro passo para torná-lo mais agradável. (Foto: Divulgação).

Satisfação profissional uma difícil tarefa

Recentemente, uma pesquisa realizada em 22 países pela empresa de consultoria Towers Watson revelou que aproximadamente metade da população não está satisfeita profissionalmente. Mesmo assim, as pessoas que fizeram parte do estudo declararam que não têm a intenção de mudar de emprego no momento, com receio da atual situação do mercado.

A insatisfação profissional pode adoecer o trabalhador e prejudicar a empresa (Foto: Divulgação)

Insatisfação profissional pode ser prejudicial

O problema é que quando se trabalha aplicando a regra “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, o objetivo geralmente acaba se concentrando em passar a semana o mais rápido possível. Com o tempo, o clima de estresse e mau humor tende a aumentar ainda mais, prejudicando o seu desempenho e, consequentemente, o rendimento da empresa.

Saiba que você pode conquistar a satisfação profissional com dedicação e estímulo (Foto: Divulgação)

Como conquistar a satisfação profissional

Para driblar esta situação e tornar o ambiente de trabalho mais agradável é necessário que haja mudança de atitude. Os especialistas afirmam ser possível, com uma atitude mais positiva, transformar sua profissão numa fonte de prazer, desenvolvimento e conquistas pessoais. Tudo começa quando o indivíduo aceita que pode ser feliz no trabalho. Para isso, ele deve olhar para si mesmo ao invés de buscar soluções em outros horizontes trabalhistas, pensando que se ele estivesse em outra profissão, seria muito mais feliz.

Outro ponto importante é saber lidar com a realidade. Muitos profissionais idealizam um ambiente perfeito, sem conflitos, cobranças e cheio de facilidades, e acabam se frustrando quando se deparam com alguma adversidade. Infelizmente, não se pode fugir destes problemas, logo a solução é encará-los com naturalidade e buscar ficar à vontade em sua atividade atual.

Com algumas dicas simples você pode passar a gostar do seu trabalho e sentir-se satisfeito (Foto: Divulgação)

Dicas para diminuir o estresse do trabalho

Também existem dicas práticas que ajudam a diminuir o estresse que o trabalho proporciona. Uma delas é realizar atividade física antes de ir para o serviço, pois isso ajuda a eliminar a adrenalina. Você ainda pode deixar a sua sala com uma decoração mais personalizada, levar seus CDs favoritos para ouvir no escritório etc.

Além disso, procure fazer as coisas de modo mais criativo e tente sair um pouco da rotina. Estipule metas, desafios e envolva-se com os novos projetos da empresa, pois eles vão deixar o seu emprego muito mais estimulante. Ter satisfação profissional é muito mais rentável para a empresa e para o profissional que está atuando, pois ele vai trabalhar com muito mais disposição e estímulo proporcionando muito mais rentabilidade. Dessa forma empresa e trabalhador cumprem o seu dever satisfazendo a si e aos clientes pelo bom atendimento e desempenho mostrado. Pense nisso!

Recomendado para você
Empregos

Mais Emprego cadastro: maisemprego.mte.gov.br

Empregos

Designação SEE MG 2018: 100 mil vagas de emprego

Empregos

Trabalhe Conosco Senac SP

Empregos

Guia de Profissões 2018

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *