Satélite alemão caiu sobre o Golfo de Bengala

O Centro Aeroespacial Alemão, admitiu nesta terça-feira (25), o local em que o satélite ROSAT caiu na Terra no final de semana. As 23h50…

O Centro Aeroespacial Alemão, admitiu nesta terça-feira (25), o local em que o satélite ROSAT caiu na Terra no final de semana. As 23h50 de sábado, o Rosat reentrou na atmosfera sobre a Baía de Bengala, região sudeste asiática.

Até o momento não se sabe se alguma parte do satélite alemão chegou à superfície do planeta. A Agência Alemã disse que apenas conseguiu concluir à informação, por causa da ajuda de companheiros internacionais, os quais fornecem dados importantes.

O satélite foi lançado em 1990, e foi primeiro a usar raio X para colher imagens espaciais. O objeto tinha o tamanho de uma minivan e pesava 2,6 toneladas. Na época o satélite voava entre 566 km e 589 km da superfície da Terra, e desde então, ele vem perdendo altitude; em junho de 2011 foi registrada uma distância de 327 km da Terra.

Ele se incendiou durante a reentrada na atmosfera, no entanto, o Centro Aeroespacial, acreditava que 30 fragmentos, os quais em conjunto possuem 1,7 toneladas poderiam atingir o chão.

O último satélite a cair no planeta, foi o UARS da Nasa em setembro, o qual amedrontou população, após a agência norte-americana anunciar que ele cairia sobre a Terra. No entanto, satélite caiu sobre o Oceano Pacífico e não ocasionou nenhum estrago visível.

Top