Satélite alemão cairá na Terra a partir desta sexta-feira

O Centro Aeroespacial alemão informou que, fragmentos do satélite ROSAT podem cair na Terra entre sexta e segunda-feira. O satélite alemão foi lançado em…

O Centro Aeroespacial alemão informou que, fragmentos do satélite ROSAT podem cair na Terra entre sexta e segunda-feira.

O satélite alemão foi lançado em 1990 e usado em pesquisas de buracos negros, estrelas de nêutron e para colher imagens com fontes de raio-x e telescópios, sendo desativado em 1999. O objeto tem o tamanho de uma minivan e pesa 2,69 toneladas. A respeito da queda, a maior parte do objeto especial se queimarão durante a entrada, mas, estima-se que pouco mais de 30 pedaços, pesando no total 1,87 tonelada, possam cair.

O ROSAT orbita a Terra a cada 90 minutos e os especialistas não podem indicar, precisamente, onde seus pedaços cairão. De acordo com o porta-voz do centro, estima-se que todas as regiões situadas entre latitudes 53 Norte e 53 Sul podem ser afetadas, e isso inclui o Brasil.

A Agência Espacial Alemã informou que o satélite fará a reentrada na atmosfera a uma velocidade de 28 mil km/h e que a medida em que ele se aproximar do planeta, dentro de poucos dias poderão obter dados mais precisos sobre quando acontecerá a queda com 10 horas de antecedência.

Os riscos de algum fragmento do ROSAT cair sobre alguém em algum lugar da terra foram calculados como sendo de 1 em 2 mil.

O último satélite a voltar para o planeta foi o UARS, da NASA que caiu no Oceano Pacífico no mês passado. Na ocasião, o risco de que o objeto ferisse alguém foi calculado como sendo de 1 em 3.200.

Top