Sapatos que pioram o joanete

Muitas mulheres com mais de 30 anos reclamam regularmente de algo que as incomoda nos pés: os joanetes, que são saliências na lateral do…

Muitas mulheres com mais de 30 anos reclamam regularmente de algo que as incomoda nos pés: os joanetes, que são saliências na lateral do pé, ao lado do dedão. Eles podem aparecer por causa de uma herança genética ou pelo uso constante de sapatos apertados, saltos altos ou bicos finos. Sendo assim, se você sofre desse problema, saiba quais são os sapatos que pioram o joanete.

Os sapatos de bicos finos apertam todos os dedos, empurrando o osso do dedão no sentido dos outros dedos, causando um grande aperto nos sapatos. Isso cria um arco no osso do pé, redistribuindo a pressão na sola do pé ao andar. Assim, o modo de andar da pessoa é comprometido para que ela sinta menos dor, o que força os seus joelhos e a sua coluna. Por isso, eles são uns dos piores calçados para quem tem joanetes.

Apesar de elegantes, os sapatos de bico fino causam os joanetes. (Foto: Divulgação)

Os saltos muito altos, tipo agulha, também são grandes inimigos dos joanetes, pois eles fazem com que todo o peso do corpo passe para as pontas dos pés e, principalmente, sobre o dedão, que tem o seu osso deslocado.

Os saltos agulha são grandes inimigos dos joanetes. (Foto: Divulgação)

Por fim, outro tipo de sapato que deve ser evitado por quem sofre de joanetes é o sapato apertado. Sendo assim, se você ganhar um par de calçados lindos, mas na hora de usá-lo ele ficou apertado, peça para que ele seja trocado. Afinal, o conforto nos pés é mais importante que a beleza. Além do mais, a loja pode ter pares maiores daquele mesmo modelo.

Sapatos apertados são um pesadelo para quem tem joanetes. (Foto: Divulgação)

Os joanetes podem ser amenizados com o uso de palmilhas especiais, que compensam o desequilíbrio causado pelos saltos altos. No entanto, elas não curam e nem retiram o problema.

Leia Também:  Alergia em crianças: como prevenir

Algumas pessoas optam por utilizarem anti-inflamatórios para curarem as dores causadas pelos joanetes, porém, eles têm pouca eficácia. Nesse caso, é melhor mergulhar os pés em água com gelo durante o repouso.

No entanto, o melhor remédio contra os joanetes são os sapatos de bicos largos e com saltos mais baixos. Nessas horas, deixe de pensar na beleza e apenas sinta o conforto de estar com sapatos confortáveis e macios.

É preciso cuidar dos joanetes enquanto eles estão pequenos e não machucam tanto, porque em último caso, somente a cirurgia corretiva será capaz de eliminá-los.

Top